Mímesis e intolerância: dialética da exclusão e cotidiano escola

  • Rita de Cássia Lana Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Ética discursiva, autoritarismo, intolerância, democracia

Resumo

O trabalho objetiva discutir fontes comportamentais da intolerância no ambiente institucional escolar e suas implicações para formação de cidadãos e para a convivência plural democrática, valendo-se do conceito de mímesis e seus desdobramentos. Busca-se comparar a visão de alguns teóricos, tendo-se como referência principal a lógica da ética discursiva e do modelo da pragmática transcendental de K-O. Apel para evidenciar o engendramento do autoritarismo na formação do indivíduo, em uma dialética excludente do Outro.

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Publicado
2017-03-16
Como Citar
Lana, R. de C. (2017). Mímesis e intolerância: dialética da exclusão e cotidiano escola. Dialogos, 15(3), 551-566. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/36184
Seção
Mesa Redonda