Mímesis e intolerância: dialética da exclusão e cotidiano escola

  • Rita de Cássia Lana Universidade Federal de São Carlos

Abstract

O trabalho objetiva discutir fontes comportamentais da intolerância no ambiente institucional escolar e suas implicações para formação de cidadãos e para a convivência plural democrática, valendo-se do conceito de mímesis e seus desdobramentos. Busca-se comparar a visão de alguns teóricos, tendo-se como referência principal a lógica da ética discursiva e do modelo da pragmática transcendental de K-O. Apel para evidenciar o engendramento do autoritarismo na formação do indivíduo, em uma dialética excludente do Outro.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili
Pubblicato
2017-03-16
Come citare
Lana, R. de C. (2017). Mímesis e intolerância: dialética da exclusão e cotidiano escola. Dialogos, 15(3), 551-566. Recuperato da https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/36184
Sezione
Mesa Redonda