O mito das Sereias e as derivas do imaginário

Palavras-chave: Mito, Voz, Sereia, Narrativa, Pintura

Resumo

Este artigo se propõe a descrever e interpretar obras das artes plásticas em torno do mito das sereias, partindo da narrativa homérica e observando suas estéticas. Trata-se de perceber o efeito da reverberação da sonosfera original (o canto das sereias em Homero) no imaginário moderno dos séculos XIX, XX e XXI. A pesquisa parte da concepção junguiana de mito em seus aspectos constitutivos da psique, da noção de “efeito sereia” proposta por Sloterdijk (2016) e da crítica de Cavarero (2011) sobre o silenciamento das sereias. Propõe uma compreensão sonosférica do mito das sereias da qual as várias interpretações visuais da modernidade derivaram. Conclui-se sobre a perda de sentido mítico na sociedade moderna e aponta-se para a música como possível reencontro das origens perdidas.

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Biografia do Autor

Thiago de Sousa Brandão, Universidade Católica de Brasília

Atualmente é mestrando na área de Inovação em Comunicação e Economia Criativa na Universidade Católica de Brasília. Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pelo Centro Universitário de Brasília (2006) e pós-graduação lato sensu em Filosofia pela Universidade de Brasília (2008).

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Publicado
2023-03-14
Como Citar
Dravet, F., & Sousa Brandão, T. de. (2023). O mito das Sereias e as derivas do imaginário. Dialogos, 26(3), 16-38. https://doi.org/10.4025/dialogos.v26i3.62870