Imagens Interditas: censura e criação artística no espaço ibérico contemporâneo.
Apresentação.
Resumo
Qual a diferença entre as imagens que passam diante dos nossos olhos e aquelas que o imaginário produz? Quais as mais poderosas e “subversivas”? O que justifica, nesse caso, a censura? As imagens em si, os seus propósitos ou os seus usos? São as imagens que são censuradas ou o que pensamos e fazemos depois com elas? A tensão entre visibilidade e invisibilidade, entre imagem vista e imagem imaginada, endereça-nos para as complexas relações entre literatura e artes visuais.
A tentativa de controlar o discurso público legitimando certas vozes e relegando outras ao silêncio constitui um dos principais objetivos da censura. Esta está intimamente ligada ao exercício da coerção estatal com o fim de se impor uma ideologia a pretexto da proteção dos valores de uma sociedade.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. Censure et mise en forme. In: Ce que parler veut dire. Paris: Librairie Arthème Fayar, p. 167-205, 1982.
BUNN, Matthew. Reimagining repression: New censorship theory and after. History and Theory 54 (1):p. 25-44, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1111/hith.10739
CASTRO, Ferreira. O momento político. A posição do escritor perante a Censura segundo Ferreira de Castro. In: Diário de Lisboa, Sábado, 17 de Novembro de 1945. Disponível em:
https://www.ceferreiradecastro.org/entrevista-diario-de-lisboa-17-novembro-1945.php
DARNTON, Robert. Censors at work: How states shaped literature. New York: WW Norton, 2015.
GUBERN, Román. La censura: Función política y ordenamiento jurídico bajo el franquismo (1936- 1975). Barcelona: Península, 1981.
LUHMANN, Niklas. A improbabilidade da comunicação. 2ª ed. Lisboa: Vega, 1999.
LUHMANN, Niklas. The Reality of the Mass Media. California: Stanford University Press, 2000.
MOORE, Nicole. (ed.) Censorship and the limits of the literary: a global view. London/Oxford/NY/New Delhi/Sydney: Bloomsbury, 2015.
MORAIS, Ana Bela. Censura ao Erotismo e Violência. Cinema no Portugal Marcelista (1968-1974). Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus, 2017.
MORAIS, Ana Bela (coord.). Dossiê: Censura ao cinema nas ditaduras ibéricas. In Ler História, nº 79, 2021, pp. 9-84. URL: https://journals.openedition.org/lerhistoria/index.html
MÜLLER, Beate. Censorship and cultural regulation: mapping the territory. In: Censorship and cultural regulation in Modern Age. Ed. B. Müller, Amesterdam / NY: Brill / Rodopi, pp.1-31, 2004.
ROISIN, Kennedy, Riann COULTER (ed.) Censoring Art: Silencing the Artwork. London, New York: IB Tauris, 2018.
Copyright (c) 2022 Diálogos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).