Imagens Interditas: censura e criação artística no espaço ibérico contemporâneo.

Apresentação.

Palavras-chave: censura, criação artística, espaço ibérico, ditaduras, arte e política

Resumo

Qual a diferença entre as imagens que passam diante dos nossos olhos e aquelas que o imaginário produz? Quais as mais poderosas e “subversivas”? O que justifica, nesse caso, a censura? As imagens em si, os seus propósitos ou os seus usos? São as imagens que são censuradas ou o que pensamos e fazemos depois com elas? A tensão entre visibilidade e invisibilidade, entre imagem vista e imagem imaginada, endereça-nos para as complexas relações entre literatura e artes visuais.

A tentativa de controlar o discurso público legitimando certas vozes e relegando outras ao silêncio constitui um dos principais objetivos da censura. Esta está intimamente ligada ao exercício da coerção estatal com o fim de se impor uma ideologia a pretexto da proteção dos valores de uma sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Censure et mise en forme. In: Ce que parler veut dire. Paris: Librairie Arthème Fayar, p. 167-205, 1982.

BUNN, Matthew. Reimagining repression: New censorship theory and after. History and Theory 54 (1):p. 25-44, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1111/hith.10739

CASTRO, Ferreira. O momento político. A posição do escritor perante a Censura segundo Ferreira de Castro. In: Diário de Lisboa, Sábado, 17 de Novembro de 1945. Disponível em:

https://www.ceferreiradecastro.org/entrevista-diario-de-lisboa-17-novembro-1945.php

DARNTON, Robert. Censors at work: How states shaped literature. New York: WW Norton, 2015.

GUBERN, Román. La censura: Función política y ordenamiento jurídico bajo el franquismo (1936- 1975). Barcelona: Península, 1981.

LUHMANN, Niklas. A improbabilidade da comunicação. 2ª ed. Lisboa: Vega, 1999.

LUHMANN, Niklas. The Reality of the Mass Media. California: Stanford University Press, 2000.

MOORE, Nicole. (ed.) Censorship and the limits of the literary: a global view. London/Oxford/NY/New Delhi/Sydney: Bloomsbury, 2015.

MORAIS, Ana Bela. Censura ao Erotismo e Violência. Cinema no Portugal Marcelista (1968-1974). Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus, 2017.

MORAIS, Ana Bela (coord.). Dossiê: Censura ao cinema nas ditaduras ibéricas. In Ler História, nº 79, 2021, pp. 9-84. URL: https://journals.openedition.org/lerhistoria/index.html

MÜLLER, Beate. Censorship and cultural regulation: mapping the territory. In: Censorship and cultural regulation in Modern Age. Ed. B. Müller, Amesterdam / NY: Brill / Rodopi, pp.1-31, 2004.

ROISIN, Kennedy, Riann COULTER (ed.) Censoring Art: Silencing the Artwork. London, New York: IB Tauris, 2018.

Publicado
2022-04-12
Como Citar
Morais, A. B., Marques, B., & Araújo Branco, I. (2022). Imagens Interditas: censura e criação artística no espaço ibérico contemporâneo. Dialogos, 26(1), 1-6. https://doi.org/10.4025/dialogos.v26i1.63069