Narcisos insubmissos: autorrepresentação, identidade e diferença nas artes visuais ibero-americanas

Palavras-chave: autorrepresentação; identidade e diferença; artes visuais ibero-americanas; gênero.

Resumo

Diante da compreensão de que compartilhamos um passado histórico e sociocultural recente e similar (semiperiférico, ditatorial, colonial, cristão, monoteísta patriarcal), o que as artes ibero-americanas teriam a dizer sobre as ficções dominantes e com que ferramentas estéticas e dissensuais fariam frente a um consenso policialesco de gênero, sexualidade, raça e classe social? Que cenas, gestos e rostos, mesmo que transitórios, ambíguos e relacionais, poderiam perturbar determinados regimes policialescos não apenas de raça, gênero e classe, mas também perturbar as próprias ficções dominantes no campo das artes?

Com este número, pretendemos analisar então as operações discursivas e estéticas que ocorrem quando são as subjetividades subalternas que representam a si mesmas, em vez de serem retratadas a partir do olhar de um Outro hegemônico que frequentemente procura coisificá-las, dominá-las e observá-las de uma distância que não contamine sua subjetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dieison Marconi, UFRJ

Pesquisador em regime de pós-doutorado no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com trabalho de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Tem Doutorado em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, com período sanduíche realizado na Universidade Complutense de Madrid (UCM), na Espanha, junto ao Grupo de Pesquisa em Gênero, Estética e Cultura Audiovisual (GECA -UCM). É Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM-UFSM) e Bacharel em Comunicação Social (Habilitação em jornalismo) também pela UFSM. Possui pós-doutorado em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP. Como pesquisador, atua no campo do cinema e audiovisual, comunicação e experiência estética, imagem e cultura visual, sobretudo em uma intersecção com os estudos queer e com os estudos de gênero, raça e classe. É autor do livro Ensaios sobre autorias queer no cinema brasileiro contemporâneo (Selo PPGCOM-UFMG).

Referências

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2023.
DYER, Richard. The Matter of Images: Essays on Representation. Londres: Routledge, 1993.
MARCONI, Dieison. O dia em que os dândis tomaram chá com Jacques Rancière: as relações entre polícia e política na perspectiva das estéticas dândis. Revista Mídia e Cotidiano, v. 15, n. 2, p. 7-28, 18 maio de 2021.
RANCIÈRE, Jaques. O trabalho das imagens. Belo Horizonte: Chão da Feira, 2021.
Publicado
2024-02-19
Como Citar
Marconi, D., Vázquez-Rodríguez, L. G., Marques, B., & Jakemiu Araújo Bortolon, F. (2024). Narcisos insubmissos: autorrepresentação, identidade e diferença nas artes visuais ibero-americanas. Dialogos, 27(3), I-VII. https://doi.org/10.4025/dialogos.v27i3.71308