Narcisos insumisos: autorrepresentación, identidad y diferencia en las artes visuales iberoamericanas.

Palabras clave: autorrepresentación; identidad y diferencia; artes visuales iberoamericanas; género.

Resumen

Dado el entendimiento de que compartimos un pasado histórico y sociocultural reciente y similar (semiperiférico, dictatorial, colonial, cristiano, monoteísta patriarcal), ¿qué tendrían que decir las artes iberoamericanas sobre las ficciones dominantes y qué herramientas estéticas y dissensuales utilizarían? ¿Afrontar un consenso policial sobre género, sexualidad, raza y clase social? ¿Qué escenas, gestos y rostros, aunque sean transitorios, ambiguos y relacionales, podrían perturbar ciertos regímenes policiales no sólo de raza, género y clase, sino también perturbar las ficciones dominantes en el campo de las artes mismas? Con este tema pretendemos analizar las operaciones discursivas y estéticas que ocurren cuando las subjetividades subalternas se representan a sí mismas, en lugar de ser retratadas desde la perspectiva de un Otro hegemónico que muchas veces busca objetivarlas, dominarlas y observarlas desde una distancia que no contaminar su subjetividad.

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Biografía del autor/a

Dieison Marconi, UFRJ

Pesquisador em regime de pós-doutorado no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com trabalho de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Tem Doutorado em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, com período sanduíche realizado na Universidade Complutense de Madrid (UCM), na Espanha, junto ao Grupo de Pesquisa em Gênero, Estética e Cultura Audiovisual (GECA -UCM). É Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM-UFSM) e Bacharel em Comunicação Social (Habilitação em jornalismo) também pela UFSM. Possui pós-doutorado em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP. Como pesquisador, atua no campo do cinema e audiovisual, comunicação e experiência estética, imagem e cultura visual, sobretudo em uma intersecção com os estudos queer e com os estudos de gênero, raça e classe. É autor do livro Ensaios sobre autorias queer no cinema brasileiro contemporâneo (Selo PPGCOM-UFMG).

Citas

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2023.
DYER, Richard. The Matter of Images: Essays on Representation. Londres: Routledge, 1993.
MARCONI, Dieison. O dia em que os dândis tomaram chá com Jacques Rancière: as relações entre polícia e política na perspectiva das estéticas dândis. Revista Mídia e Cotidiano, v. 15, n. 2, p. 7-28, 18 maio de 2021.
RANCIÈRE, Jaques. O trabalho das imagens. Belo Horizonte: Chão da Feira, 2021.
Publicado
2024-02-19
Cómo citar
Marconi, D., Vázquez-Rodríguez, L. G., Marques, B., & Jakemiu Araújo Bortolon, F. (2024). Narcisos insumisos: autorrepresentación, identidad y diferencia en las artes visuales iberoamericanas. Dialogos, 27(3), I-VII. https://doi.org/10.4025/dialogos.v27i3.71308