Narcisos insubmissos: autorrepresentação, identidade e diferença nas artes visuais ibero-americanas

Abstract

Considerando che condividiamo un passato storico e socioculturale recente e simile (semi-periferico, dittatoriale, coloniale, cristiano, patriarcale, monoteista), cosa avrebbero da dire le arti iberoamericane sulle finzioni dominanti e quali strumenti estetici e di dissenso userebbero? per opporsi al consenso poliziesco su genere, sessualità, razza e classe sociale? Quali scene, gesti e volti, anche se transitori, ambigui e relazionali, potrebbero disturbare certi regimi di polizia non solo di razza, genere e classe, ma anche disturbare le finzioni dominanti nel campo delle arti stesse? Con questo numero intendiamo analizzare le operazioni discorsive ed estetiche che avvengono quando le soggettività subalterne rappresentano se stesse, invece di essere ritratte dalla prospettiva di un Altro egemonico che spesso cerca di oggettivarle, dominarle e osservarle. da una distanza che non ne contamini la soggettività.

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Biografia autore

Dieison Marconi, UFRJ

Pesquisador em regime de pós-doutorado no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com trabalho de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Tem Doutorado em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, com período sanduíche realizado na Universidade Complutense de Madrid (UCM), na Espanha, junto ao Grupo de Pesquisa em Gênero, Estética e Cultura Audiovisual (GECA -UCM). É Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM-UFSM) e Bacharel em Comunicação Social (Habilitação em jornalismo) também pela UFSM. Possui pós-doutorado em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP. Como pesquisador, atua no campo do cinema e audiovisual, comunicação e experiência estética, imagem e cultura visual, sobretudo em uma intersecção com os estudos queer e com os estudos de gênero, raça e classe. É autor do livro Ensaios sobre autorias queer no cinema brasileiro contemporâneo (Selo PPGCOM-UFMG).

Riferimenti bibliografici

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RANCIÈRE, Jaques. O trabalho das imagens. Belo Horizonte: Chão da Feira, 2021.
Pubblicato
2024-02-19
Come citare
Marconi, D., Vázquez-Rodríguez, L. G., Marques, B., & Jakemiu Araújo Bortolon, F. (2024). Narcisos insubmissos: autorrepresentação, identidade e diferença nas artes visuais ibero-americanas. Dialogos, 27(3), I-VII. https://doi.org/10.4025/dialogos.v27i3.71308