“Entre a cólera e o ódio”: justiça popular e assassinatos no Sudoeste do Paraná (1920-1930)

  • Aruanã Antônio dos Passos

Abstract

O artigo discute a relação entre a justiça e a violência na Região Sudoeste do Paraná nos anos anteriores à “efetiva” colonização da região (1920-1930). Buscamos compreender as relações estabelecidas em um sistema punitivo-repressivo (aparelho judiciário) que conviveu com a violência popular, bem como a forma e as condições dessas relações. Para tanto, a análise do processo contra um habitante da região e seu filho transcorrido em 1920 na Comarca de Clevelândia é capaz de demonstrar as dificuldades que o aparelho judiciário encontrou diante da violência no Interior do Paraná, onde a justiça e a violência mantinham uma relação ambivalente.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Aruanã Antônio dos Passos
Mestre em História pela UFPR. Este texto faz parte de uma pesquisa maior e contou com financiamento do CNPq . Sem as preciosas críticas e indicações da Professora Dra. Marion Brepohl de Magalhães ela não teria se tornado possível. À Professora meu sincero agradecimento.
Veröffentlicht
2017-04-16
Zitationsvorschlag
Passos, A. A. dos. (2017). “Entre a cólera e o ódio”: justiça popular e assassinatos no Sudoeste do Paraná (1920-1930). Dialogos, 13(2), 413 - 419. Abgerufen von https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/36738
Rubrik
Artigos