Articulação entre passado e presente a partir da compreensão do 13 de maio e do 20 de novembro por estudantes
Abstract
Este artigo aborda alguns resultados de uma pesquisa que avaliou, por meio de elementos de aprendizagem e de opiniões de estudantes, a implantação da Lei 10.639/03. Analisamos três questões sob a hipótese de que há correlação entre o conhecimento histórico e a tomada de decisões no presente. A produção do instrumento e a análise dos dados sustentaram-se nos conceitos de consciência histórica e competência narrativa, formulados por Rüsen. Os resultados permitem concluir que a falta de conhecimento sobre a história do negro está parcialmente associada com uma compreensão de história que sustenta o rechaço às políticas afirmativas para negros. Abstract Linking past and present since 13th May and 20th November comprehension by students. This paper presents part of the results from a research that evaluated, through of issues from students’ learning and opinions, the deployment of Brazilian Law 10.639/03. We present and analyze three questions, under the hypothesis that there a correlation between historical knowledge and decision-making in the present. The making of the research instrument and data analysis were based in the concepts of historical consciousness and narrative competence, formulated by Rüsen. The results allow us to conclude that the lack of knowledge about black history in Brazil’s is partially associated with a history comprehension that rejects affirmative policies to black people.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).