Articulação entre passado e presente a partir da compreensão do 13 de maio e do 20 de novembro por estudantes

  • Rubia Caroline Janz Programa de Pós-graduação em História - UEPG/PR
  • Luis Fernando Cerri Programa de Pós-graduação em História – UEPG/PR
Palavras-chave: História, estudo e ensino, História do Brasil, Cultura afro-brasileira, Política educacional.

Resumo

Este artigo aborda alguns resultados de uma pesquisa que avaliou, por meio de elementos de aprendizagem e de opiniões de estudantes, a implantação da Lei 10.639/03. Analisamos três questões sob a hipótese de que há correlação entre o conhecimento histórico e a tomada de decisões no presente. A produção do instrumento e a análise dos dados sustentaram-se nos conceitos de consciência histórica e competência narrativa, formulados por Rüsen. Os resultados permitem concluir que a falta de conhecimento sobre a história do negro está parcialmente associada com uma compreensão de história que sustenta o rechaço às políticas afirmativas para negros. Abstract Linking past and present since 13th May and 20th November comprehension by students. This paper presents part of the results from a research that evaluated, through of issues from students’ learning and opinions, the deployment of Brazilian Law 10.639/03. We present and analyze three questions, under the hypothesis that there a correlation between historical knowledge and decision-making in the present. The making of the research instrument and data analysis were based in the concepts of historical consciousness and narrative competence, formulated by Rüsen. The results allow us to conclude that the lack of knowledge about black history in Brazil’s is partially associated with a history comprehension that rejects affirmative policies to black people.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-09-16
Como Citar
Janz, R. C., & Cerri, L. F. (2017). Articulação entre passado e presente a partir da compreensão do 13 de maio e do 20 de novembro por estudantes. Dialogos, 21(2), 99 - 112. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/39531