O feitiço e o transe no romance O Feiticeiro¸ de Xavier Marques.

  • Milton Araújo Moura Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Xavier Marques, Transe, Feitiço, Orixás, Etnocentrismo, Bahia.

Resumo

O escritor baiano Xavier Marques tem uma obra diversificada, voltada para várias temáticas no âmbito da sociabilidade na Baía de Todos os Santos. Esta contribuição trata do modo singular como o autor descreve, no romance O Feiticeiro, publicado em 1922, cenas relacionadas à tradição dos Orixás, buscando mostrar como, num meio intelectual marcado pelo etnocentrismo epistemológico, próprio de uma sociedade racista, reconstituiu a trama do feitiço e do transe, no que consiste sua originalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milton Araújo Moura, Universidade Federal da Bahia

Professor de História da Universidade Federal da Bahia. Sua temática principal de pesquisa é a História da Festa, com destaque para o Carnaval de Salvador, as Festas do Caboclo de Itaparica e as Festas de Independência de Cartagena de Indias. Interessa-se também pela relação entre Música, Literatura e História. Coordena o Grupo de Pesquisa O Som do Lugar e o Mundo.

Referências

BOSI, Alfredo. O Pré-Modernismo. São Paulo: Cultrix, 1966.
CARPEAUX, Otto Maria. Pequena bibliografia crítica da literatura brasileira. 2 ed. Rio de Janeiro: MEC/Serviço de Documentação, 1955.
DE JESUS, Liliane Vasconcelos. O Sonho de uma nova Bahia: Xavier Marques e a “Velha Mulata”. Anais do III Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, Salvador, Universidade Federal da Bahia, 2007.
MARQUES, Xavier. As Voltas da Estrada. São Paulo: GRD; Brasília: INL, 1982.
______. Praieiros. Salvador: Edição GRD, 1969.
______. O Feiticeiro. São Paulo: GRD; Brasília: INL, 3 ed, 1975.
______. O Sargento Pedro. Tradições da Independência. Salvador: Edições Catilina, 1921.
OLIVEIRA, Marcelo Souza. Xavier Marques entre os intérpretes do Brasil: raça e nação na Primeira República. Tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia, 2013.
PEREIRA, Lúcia Miguel. Prosa de Ficção (1870-1920). 2 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1957.
ROCHA, Rafael Rosa da. O Feiticeiro. Representações da Cultura Negra em Xavier Marques. Monografia de Conclusão de Curso/Universidade do Estado da Bahia - campus 2, Alagoinhas. 1912.
______. Xavier Marques e a representação do africano em O Feiticeiro (1922). Revista Eletrônica Discente História.com, Cachoeira, Bahia, vol. 1, n. 2, 2013, p. 34-50.
SALLES, David. O ficcionista Xavier Marques: um estudo da “transição” ornamental. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: INL, 1977.
Publicado
2021-10-12
Como Citar
Araújo Moura, M. (2021). O feitiço e o transe no romance O Feiticeiro¸ de Xavier Marques. Dialogos, 25(3), 92-110. https://doi.org/10.4025/dialogos.v25i3.60130