El hechizo y el trance en la novela El Hechizero, de Xavier Marques.
Resumen
El escritor Xavier Marques, de Bahía, tiene una obra diversa, centrada en variados temas en el campo de la sociabilidad en la Bahía de Todos los Santos. Esta aportación aborda la singular forma en que el autor describe, en la novela El Hechicero, publicada en 1922, escenas relacionadas con la tradición de los Orixas en este amplio territorio, buscando mostrar cómo, en un ambiente intelectual marcado por el etnocentrismo académico, propio de una sociedad racista, supo reconstituir la subjetividad de los Orixas en el trance, en lo que constituye su originalidad.
Descargas
Citas
CARPEAUX, Otto Maria. Pequena bibliografia crítica da literatura brasileira. 2 ed. Rio de Janeiro: MEC/Serviço de Documentação, 1955.
DE JESUS, Liliane Vasconcelos. O Sonho de uma nova Bahia: Xavier Marques e a “Velha Mulata”. Anais do III Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, Salvador, Universidade Federal da Bahia, 2007.
MARQUES, Xavier. As Voltas da Estrada. São Paulo: GRD; Brasília: INL, 1982.
______. Praieiros. Salvador: Edição GRD, 1969.
______. O Feiticeiro. São Paulo: GRD; Brasília: INL, 3 ed, 1975.
______. O Sargento Pedro. Tradições da Independência. Salvador: Edições Catilina, 1921.
OLIVEIRA, Marcelo Souza. Xavier Marques entre os intérpretes do Brasil: raça e nação na Primeira República. Tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia, 2013.
PEREIRA, Lúcia Miguel. Prosa de Ficção (1870-1920). 2 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1957.
ROCHA, Rafael Rosa da. O Feiticeiro. Representações da Cultura Negra em Xavier Marques. Monografia de Conclusão de Curso/Universidade do Estado da Bahia - campus 2, Alagoinhas. 1912.
______. Xavier Marques e a representação do africano em O Feiticeiro (1922). Revista Eletrônica Discente História.com, Cachoeira, Bahia, vol. 1, n. 2, 2013, p. 34-50.
SALLES, David. O ficcionista Xavier Marques: um estudo da “transição” ornamental. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: INL, 1977.
Derechos de autor 2021 Diálogos

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).