O feitiço e o transe no romance O Feiticeiro¸ de Xavier Marques.

  • Milton Araújo Moura Universidade Federal da Bahia

Abstract

O escritor baiano Xavier Marques tem uma obra diversificada, voltada para várias temáticas no âmbito da sociabilidade na Baía de Todos os Santos. Esta contribuição trata do modo singular como o autor descreve, no romance O Feiticeiro, publicado em 1922, cenas relacionadas à tradição dos Orixás, buscando mostrar como, num meio intelectual marcado pelo etnocentrismo epistemológico, próprio de uma sociedade racista, reconstituiu a trama do feitiço e do transe, no que consiste sua originalidade.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili

Biografia autore

Milton Araújo Moura, Universidade Federal da Bahia

Professor de História da Universidade Federal da Bahia. Sua temática principal de pesquisa é a História da Festa, com destaque para o Carnaval de Salvador, as Festas do Caboclo de Itaparica e as Festas de Independência de Cartagena de Indias. Interessa-se também pela relação entre Música, Literatura e História. Coordena o Grupo de Pesquisa O Som do Lugar e o Mundo.

Riferimenti bibliografici

BOSI, Alfredo. O Pré-Modernismo. São Paulo: Cultrix, 1966.
CARPEAUX, Otto Maria. Pequena bibliografia crítica da literatura brasileira. 2 ed. Rio de Janeiro: MEC/Serviço de Documentação, 1955.
DE JESUS, Liliane Vasconcelos. O Sonho de uma nova Bahia: Xavier Marques e a “Velha Mulata”. Anais do III Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, Salvador, Universidade Federal da Bahia, 2007.
MARQUES, Xavier. As Voltas da Estrada. São Paulo: GRD; Brasília: INL, 1982.
______. Praieiros. Salvador: Edição GRD, 1969.
______. O Feiticeiro. São Paulo: GRD; Brasília: INL, 3 ed, 1975.
______. O Sargento Pedro. Tradições da Independência. Salvador: Edições Catilina, 1921.
OLIVEIRA, Marcelo Souza. Xavier Marques entre os intérpretes do Brasil: raça e nação na Primeira República. Tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia, 2013.
PEREIRA, Lúcia Miguel. Prosa de Ficção (1870-1920). 2 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1957.
ROCHA, Rafael Rosa da. O Feiticeiro. Representações da Cultura Negra em Xavier Marques. Monografia de Conclusão de Curso/Universidade do Estado da Bahia - campus 2, Alagoinhas. 1912.
______. Xavier Marques e a representação do africano em O Feiticeiro (1922). Revista Eletrônica Discente História.com, Cachoeira, Bahia, vol. 1, n. 2, 2013, p. 34-50.
SALLES, David. O ficcionista Xavier Marques: um estudo da “transição” ornamental. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: INL, 1977.
Pubblicato
2021-10-12
Come citare
Araújo Moura, M. (2021). O feitiço e o transe no romance O Feiticeiro¸ de Xavier Marques. Dialogos, 25(3), 92-110. https://doi.org/10.4025/dialogos.v25i3.60130