Os Jovens Baumann: paisagem, fabulação e imagem arqueológica
Abstract
Este artigo propõe uma análise da narrativa e da imagem do longa-metragem Os Jovens Baumann, dirigido por Bruna Carvalho Almeida e lançado em 2019. O filme se desenvolve através do diálogo/choque de três elementos narrativos que se imbricam: a narração (fabulação), a imagem VHS dos found footage e a imagem em 16x9. O método de análise compreende os dois formatos de imagem utilizados no filme, bem como sua narração e diálogos. Acreditamos que, na obra, essa separação mostra que o processo de investigação através de camadas imagéticas (arqueológicas) e narrativas (fabulações) é mais importante do que a revelação do mistério em torno do desaparecimento dos jovens Baumann.
Downloads
Literaturhinweise
BRANDÃO, Jacyntho Lins. Tradução do Acádio, introdução e comentários. In: SIN-LÉQUI-UNNINNI. Ele que o abismo viu: epopeia de Gilgámesh. 1. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2020.
CÁNEPA, Laura Loguercio. Os Jovens Baumann e o cinema de horror brasileiro contemporâneo: singularidades e diálogos. Revista Mídia e Cotidiano, v. 14, n. 3, p. 163-181, 2020. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/40795>. Acesso em: 28 mar 2021.
CARDOSO, Flávio. Crônica da casa assassinada. 1. ed. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2021.
CAUQUELIN, Anne. A Invenção da paisagem. 1. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007.
DELEUZE, Gilles. Cinema 1 — a imagem-movimento. 1. ed. São Paulo, SP: Editora 34, 2018.
_____, Gilles. Cinema 2 — a imagem-tempo. 1. ed. São Paulo, SP: Editora 34, 2018.
FIORAVANTE, Karina Eugenia. Geografia e Cinema: a releitura dos conceitos de espaço, paisagem e lugar a partir das imagens em movimento. Ateliê Geográfico - Goiânia-GO, v. 12, n. 1, p. 272-297, abr/2018. Disponível em:<https://www.revistas.ufg.br/atelie/article/view/43532>. Acesso em: 26 mar. 2021.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. 10. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2016.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Limiar, aura e rememoração: ensaios sobre Walter Benjamin. 1. ed. São Paulo, SP: Editora 34, 2014.
MARQUESE, Rafael de Bivar. A paisagem da cafeicultura na crise da escravidão: as pinturas de Nicolau Facchinetti e Georg Grimm. Revista IEB, n. 44, p. 55-76, 2007. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34562>. Acesso em 26 mar. 2021.
MITCHELL, William John Thomas. Introduction & Imperial Landscape. In: MITCHELL, William John Thomas (org.). Landscape and power. 2. ed. Chicago, US: The University of Chicago Press, p. 1-34, 2002.
NOVAES, Adriano. A paisagem da fazenda cafeeira através da iconografia no século XIX. Inventário das Fazendas do Vale do Paraíba Fluminense. 2009. Disponível em: <http://www.institutocidadeviva.org.br/inventarios/sistema/wp-content/uploads/2009/11/25_adriano-novaes.pdf>. Acesso em: 27 mar 2021.
SOUTO, Mariana. Infiltrados e invasores: uma perspectiva comparada sobre relações de classe no cinema brasileiro. SciELO-EDUFBA, 2019.
VERDUM, Roberto; VIEIRA, Lucimar de Fátima dos Santos; PIMENTEL, Maurício Ragagnin. As múltiplas abordagens para o estudo da paisagem. Espaço Aberto, PPGG - UFRJ, V. 6, n.1, p. 131-150, 2016. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/5240>. Acesso em: 26 mar. 2021.
Copyright (c) 2023 Diálogos

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell 4.0 International.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).