Em nome do sexo, do gênero e da sexualidade: estudo sobre a performance arte Kunyaza de Sue Nhamandu

Abstract

O artigo aborda o estudo da obra Kunyaza (2015), da artista paulista Sue Nhamandu, realizado no campo da História, por meio das Teorias Feministas e Foucaultianas, dos Estudos Culturais, das Relações Sociais e de Gênero. O principal objetivo foi refletir sobre construção histórica de corpos/sujeitos/sexualidade/subjetivações que materializaram na criação, nos efeitos estéticos e políticos na Performance Arte. Além disso, o estudo permitiu estabelecer conexões com o cenário de ataques às artes contemporâneas ocorridas no Brasil, em 2017, entendendo-o entrecortado pelos mesmos vetores históricos de poder, de produção crítica, intertextual, múltipla de identidades de gênero/sexualidade e de resistência.

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Autor/innen-Biografie

Patrícia Giselia Batista, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Montes Claros-MG, BR

Doutora em História Social, pelo Programa de Pós-Graduação em História - PPGHIS/UFU, ex-bolsista CAPES do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, in Visiting Scholar/doutorado sanduíche, no período de setembro de 2018 a agosto de 2019, no ICGC - Interdisciplinary Center for the Study of Global Change, na University of Minnesota - Twin Cities/EUA. Atualmente, pós-doutoranda pelo PPGH/UNIMONTES - bolsista CAPES, com estudos nas areas da História Social, ensino de História e História
Pública, com concentração nos Estudos Culturais, de Raça e Gênero, das teorias Decoloniais e Feministas Negras. É pesquisadora, integrante do Núcleo de Estudos de Gênero - NEGUEM/UFU.

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Veröffentlicht
2024-02-19
Zitationsvorschlag
Batista, P. G. (2024). Em nome do sexo, do gênero e da sexualidade: estudo sobre a performance arte Kunyaza de Sue Nhamandu. Dialogos, 27(3), 184-205. https://doi.org/10.4025/dialogos.v27i3.68423