O manual escolar em educação histórica: perspetivas de alunos e professores portugueses do ensino secundário

  • Isabel Afonso Universidade do Minho

Resumen

O trabalho a apresentar corresponde a uma parte de um trabalho mais amplo desenvolvido para a tese de doutoramento, cujo enfoque é o papel do manual de História no desenvolvimento de competências históricas, na perspetivade professores e alunos do Ensino Secundário. Com este trabalho procura-se compreender o uso que uns e outros fazem deste recurso educativo, dentro e fora da sala de aula; que perceções têm sobre as atividades propostas no manual escolar e a relação com o desenvolvimento de competências históricas e o uso que fazem das atividades propostas no manual escolar, num tópico em concreto. A amostra é constituída por 5 professores a lecionar a disciplina de História em diversas escolas do Norte a Sul de Portugal e as respetivas turmas, num total de 112 alunos. Utilizou-se como instrumentos de recolha de dados um guião de entrevista e o manual de História adotado nas diversas escolas. A análise dos dados permitiu identificar perceções e perfis conceptuais de professores e alunos sobre o manual como recurso para o ensino da História e níveis conceptuais do uso das fontes pelos alunos. Este trabalho pode ainda fornecer pistas importantes para a conceção do manual a partir das "leituras" do pensamento dos seus diretos utilizadores.

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Biografía del autor/a

Isabel Afonso, Universidade do Minho
Doutora em Ciências da Educação – área de História. CIEd, Universidade do Minho, Braga, Portugal.
Publicado
2016-10-11
Cómo citar
Afonso, I. (2016). O manual escolar em educação histórica: perspetivas de alunos e professores portugueses do ensino secundário. Dialogos, 19(1), 261-274. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/33812
Sección
Mesa Redonda