La represión más allá de las fronteras: El CIEX y la espionaje brasileña en Portugal (1974-1979)

  • Daniel Trevisan Samways Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Resumen

O presente artigo busca analisar o estabelecimento de uma comunidade de informações no exterior, com destaque para o Centro de Informações do Exterior (CIEx) em Portugal, após a Revolução dos Cravos, em abril de 1974. O CIEX estava vinculado ao Ministério das Relações Exteriores e tinha como objetivo repassar informações sobre a atividade de brasileiros exilados ou banidos residentes no exterior. Com o fim da ditadura em Portugal, muitos brasileiros que residiam em outras localidades migraram para aquele país. Tal movimentação preocupou as autoridades brasileiras e instalaram uma unidade do CIEx na embaixada em Lisboa.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Daniel Trevisan Samways, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Atualmente realiza estágio de pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP).
Publicado
2020-08-07
Cómo citar
Trevisan Samways, D. (2020). La represión más allá de las fronteras: El CIEX y la espionaje brasileña en Portugal (1974-1979). Dialogos, 24(2), 342-357. https://doi.org/10.4025/dialogos.v24i2.46048