Margen de alguna manera : el caso de la censura de Catembe.
Resumen
A través del análisis crítico de la censura de Catembe, pretendo mostrar cómo la dictadura portuguesa pretendía controlar plenamente la proyección cinematográfica del colonialismo, considerado, tras el inicio de la guerra colonial en 1961, pilar del régimen y condición esencial de Portugal y de una idea sobre la “forma portuguesa de estar en el mundo”. Inicialmente contextualizo el surgimiento de la Censura después de la Revolución de Mayo de 1926, caracterizando su aplicación al cine y particularizando cómo fue instrumentalizada por la “Política del Espíritu”. A continuación, identifico las principales pautas a partir de las cuales los censores ejercieron su función y describo la importancia del cine para proyectar la nación y una idea de portuguesidad que establecía que era su propósito poseer las colonias como un derecho histórico. Finalmente, resumo los cambios en el modelo colonial antes de profundizar en el estudio de caso bajo análisis.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Manuel Faria de. O Caso Catembe (ou as peripécias porque passou o único filme de fundo português que fez uma interpretação crítica à vida no Ultramar – 1964/5). In: Para um dossier do cinema português, arquivo do autor, s/d.
ANTÓNIO, Lauro. Cinema e censura em Portugal. Lisboa: Museu República e Resistência, 2001.
COSTA, João Bénard da. Histórias do cinema. Lisboa: INCM, 1991.
FERRO, António. Salazar, o homem e a sua obra. Empresa Nacional de Publicidade, 1933.
FREYRE, Gilberto. O mundo que o português criou – aspectos das relações sociais e
de cultura do Brasil com Portugal e as colónias portuguesas. Lisboa: Livros do Brasil, s.d.
GEADA, Eduardo. O imperialismo e o fascismo no cinema. Lisboa: Moraes Editores, 1977.
MATOS-CRUZ, José de. O cais do olhar. Lisboa: Cinemateca Portuguesa, (1999).
PIÇARRA, Maria do Carmo. Azuis ultramarinos. Propaganda e censura no cinema do Estado Novo. Lisboa: Edições 70, 2015.
PINA, Luís de. Panorama do Cinema Português. Das origens à actualidade. Lisboa: Terra Livre, 1978.
PINA Luís de. “O cinema português não pode desconhecer o Ultramar”. Filme, 21, 1960.
SALAZAR, António de Oliveira. Discursos e notas políticas. Vols. I, II, III e IV. Coimbra, 1959.
TORGAL, Luís Reis (coord.). O cinema sob o olhar de Salazar. Lisboa: Temas e Debates, 2001.
Derechos de autor 2022 Diálogos

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).