Mário Pedrosa e o debate sobre a planificação econômica socialista no Brasil
Résumé
Este artigo apresenta e discute ideias originais defendidas pelo pensador brasileiro e crítico e arte Mário Pedrosa em seus livros "A Opção Imperialista" e "A Opção Brasileiro", lançados em 1966 durante a ditadura, sobre as perspectivas para uma planificação econômica do país em ruptura com a economia de mercado. Com esse objetivo o artigo resgata a crítica aos economistas desenvolvimentistas na década de 1960, uma breve apresentação dos debates teóricos iniciais a respeito da implantação de uma economia planificada na URSS na década de 1920 e as reformas implementadas na década de 1960 pela economia planificada soviética. O autor examinado defendia as possibilidades concretas e características comuns para uma síntese superior entre os grandes trustes soviéticos e os grandes monopólios da economia dos EUA. Sob essa base, por fim, são apresentadas as ideias originais propostas para o que o autor chamou de “economia de transição” no Brasil e que deveria incorporar a elaboração de um amplo processo democrático de construção das prioridades para uma futura economia planificada no país.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).