O que pensam os alunos do ensino médio sobre o ensino de história apresentado no “guia politicamente incorreto da História do Brasil” de Leandro Narloch
Résumé
Este estudo mostra resultados de uma investigação junto a 138 alunos do ensino médio, realizada por intermédio de grupos focais, que objetivou averiguar como estes se apropriavam do livro "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil" escrito pelo jornalista Leandro Narloch, publicado em 2009 pela editora Leya. Neste, critica-se a história do Brasil ensinada nas escolas, argumentando que os professores de história são ultrapassados pelo fato de serem "esquerdistas". Para o autor, entre outros temas abordados na escola de forma questionável, estaria a edificação de culturas atrasadas, - em especial, do indígena -, avessas aos princípios norteadores de fortalecimento de uma nação: racionalidade, empreendedorismo, progresso e trabalho. Como Narloch propõe romper, negar, criticar a história ensinada, e o faz enfatizando a forma de apresentação do discurso em detrimento da "objetividade", consegue convencer/persuadir o leitor. A pesquisa conclui que os saberes circulantes na sociedade, principalmente de cunho midiático, podem ter mais força pedagógica que a escola; que um modelo de interpretação crítica não significa uma crítica histórico-social da realidade e que as diferenças entre formas de viver e de pensar, do passado e do presente, ainda são vistas de modo ahistórico.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).