EDUCAR Y VIGILAR. POBREZAS Y DISCURSOS NORMALISTAS EN LA EDUCACIÓN TERRITORIANA NEUQUINA, EN LA PRIMERA MITAD DEL SIGLO XX
Résumé
Resumo. No território de Neuquén – Norte da Patagônia argentina – durante o período compreendido entre 1883-1957, estabeleceram-se diversas instituições de ensino num processo simultâneo de crecimento quantitativo e de complexidade educativa que vai desde as primeiras escolas primárias em bairros rurais no começo do século XX, até a criação de institutos de ensino médio nos centros urbanos na metade desse mesmo século. As professoras e os professores, em sua maioria vindos de outras regiões argentinas, se depararam com uma população escolar marcada pela diversidade étnica e social cuja grande maioria era de origem indígena e/ou chilena tanto nos espaços urbanos como nos rurais. Famílias e comunidades transandinas, em sua maioria de origem popular, apresentaram variadas formas de resistência e integração frente às tentativas de escolarização e de nacionalização exercidas pelo Estado, evidenciando um conflito que vai além do existente entre a cultura letrada dos docentes e os imaginários dos grupos relacionados para a cultura oral. Pesquisar sobre a construção dessas representações a partir dos discursos dos docentes envolvidos, assim como resenhar os dispositivos de controle e disciplinarização implantados pelo Estado junto às comunidades transandinas analisando as continuidades e rupturas desses processos, são os objetivos do trabalho aqui apresentando.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).