EDUCAR Y VIGILAR. POBREZAS Y DISCURSOS NORMALISTAS EN LA EDUCACIÓN TERRITORIANA NEUQUINA, EN LA PRIMERA MITAD DEL SIGLO XX

  • Rolando Javier Bel Universidad Nacional del Comahue

Resumo

Resumo. No território de Neuquén – Norte da Patagônia argentina – durante o período compreendido entre 1883-1957, estabeleceram-se diversas instituições de ensino num processo simultâneo de crecimento quantitativo e de complexidade educativa que vai desde as primeiras escolas primárias em bairros rurais no começo do século XX, até a criação de institutos de ensino médio nos centros urbanos na metade desse mesmo século. As professoras e os professores, em sua maioria vindos de outras regiões argentinas, se depararam com uma população escolar marcada pela diversidade étnica e social cuja grande maioria era de origem indígena e/ou chilena tanto nos espaços urbanos como nos rurais. Famílias e comunidades transandinas, em sua maioria de origem popular, apresentaram variadas formas de resistência e integração frente às tentativas de escolarização e de nacionalização exercidas pelo Estado, evidenciando um conflito que vai além do existente entre a cultura letrada dos docentes e os imaginários dos grupos relacionados para a cultura oral. Pesquisar sobre a construção dessas representações a partir dos discursos dos docentes envolvidos, assim como resenhar os dispositivos de controle e disciplinarização implantados pelo Estado junto às comunidades transandinas analisando as continuidades e rupturas desses processos, são os objetivos do trabalho aqui apresentando.

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Biografia do Autor

Rolando Javier Bel, Universidad Nacional del Comahue
Profesor en Historia, Facultad de Humanidades de la Universidad Nacional del Comahue, Neuquén – Argentina
Publicado
2018-01-18
Como Citar
Bel, R. J. (2018). EDUCAR Y VIGILAR. POBREZAS Y DISCURSOS NORMALISTAS EN LA EDUCACIÓN TERRITORIANA NEUQUINA, EN LA PRIMERA MITAD DEL SIGLO XX. Dialogos, 9(3), 57 - 78. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/41325
Seção
Artigos