Paulo Freire, ensino, história e os desafios da contemporaneidade
Resumen
A pesquisa tem por objetivo uma análise da obra de Paulo Freire, de suas possibilidades para o ensino em geral e de história diante dos desafios da contemporaneidade, especialmente os relacionados com a democracia e a construção da cidadania. O fundamental hoje para o ensino de história é a mudança de uma metodologia a serviço da democracia e da formação do pensamento histórico crítico e independente. Os debates nas humanidades denotam preocupação com uma significativa perda de laços de pertencimento em função da velocidade da informação e sua valorização em detrimento da reflexão em um mundo em que tudo parece provisório e fugaz. Isso permite dimensionar o quanto a educação e o ensino de história devem ser direcionados ao enfrentamento da perda de referências, principalmente dos jovens, com seu meio social mais próximo e de suas relações com o todo. O conceito de historicidade remete a dois movimentos que se complementam: o da obra como elemento de reflexão preocupado com o fazer-se do intelectual no diálogo com seu tempo e a importância dela como elemento central para a busca da "consciência crítica", em Freire, ou "consciência histórica", no pensamento de Jörn Rüsen, essenciais à construção das consciências cívica e cidadã.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).