Investigação em educação histórica: consciência histórica de jovens-alunos brasileiros do ensino médio
Abstract
Baseado no campo de pesquisa da educação histórica e em autores como Rüsen (1989, 2001, 2010), Barca (2000, 2008) e Schmidt (2008), o presente artigo pretende discutir como os jovens-alunos identificam a evidência histórica e o sentido de fonte para a produção do conhecimento histórico, assim como investigar o conceito de temporalidade, tanto na história como em sua vida prática. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo em duas escolas localizadas no município de Londrina - Paraná - Brasil. A pesquisa utilizou como metodologia observações das aulas de história e análise de questionários para pesquisar como estes jovens-alunos trabalham com os conceitos históricos, como temporalidade e fonte histórica. Também foi investigado como estes lidam com o caráter de evidência histórica e quais relações que estes sujeitos estabelecem entre a história ensinada e a vida prática. Para analisar os dados obtidos consideramos estes sujeitos por meio de duas categorias, jovens-alunos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).