A constituição cultual religiosa afro-brasileira e sua relação com a religiosidade africana e o corpo.

  • sérgio roberto silveira Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Secretaria de estado da Educação de São Paulo - SEE

Abstract

O artigo tem por objetivo analisar, reconstituir e explicar a constituição cultural religiosa afro-brasileira, a partir da herança recebida da religiosidade advinda da África Negra, baseada no princípio da manipulação da energia vital. Discute-se, principalmente, os pressupostos religiosos de etnias trazidas para o Brasil, os sudaneses e os bantos, na transmissão dos três focos de ativação energética: o Culto dos Orixás, o Culto dos Ancestrais e o Culto da Energia Vital. Por fim, foram analisados os significados e a importância atribuídos ao corpo como sujeito e espaço ritualístico, para a revitalização do princípio da força vital.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili

Biografia autore

sérgio roberto silveira, Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Secretaria de estado da Educação de São Paulo - SEE

Pesquisador em Educação Física Escolar pelo Departamento de Pedagogia do Movimento Humano da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo

Riferimenti bibliografici

BASTIDE, R. Les religions africaines au Brésil. Paris, 1960.

BASTIDE, R. O candomblé da Bahia (rito nagô). Rio de Janeiro: Cia Editora Nacional/MEC, 1978.

CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Editora Ática, 1995, p.299.

DJAIT, H. - "As fontes escritas anteriores ao século XV". História Geral da África. São Paulo, Atica; /Paris/, UNESCO, 1982.

GALLO, S. Corpo Ativo e a filosofia. MOREIRA, Wagner Wey (Org.). Século XXI: a era do corpo ativo. Campinas: Papirus, 2006, p.12.

GREINER, C. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005

LEITE, F. A questão ancestral: África Negra. São Paulo: Palas Athena: Casa das Áfricas, 2008.

LIMA, F. Corpo e ancestralidade. Repertório, Salvador, nº 24, p.19-32, 2015.

MEDINA, C. (Org.). Axé. São Paulo: CJE/ECA/USP, 1996.

RAUHUT, C. Santería e sua globalização em Cuba: tradição e inovação em uma religião afro-cubana. Würzburg: Ergon Verlag, 2012. 340 pp. ISBN 978-3-89913-946-4.

RIBEIRO, R.I. Alma Africana no Brasil: os iorubás. São Paulo: Editora Oduduwa, 1996.

ROSAMARIA, B. A dança das Aiabás: dança, corpo e cotidiano das mulheres de candomblé. São Paulo: FFLCH. Tese de Doutorado, 2002.

SABINO, J.; LODY, R. Danças de matriz africana: antropologia do movimento. Rio de Janeiro: Pallas, 2011.

SALAMI, S. A mitologia dos orixás africanos. Coletânea de adura (rezas), ibá (saudações), oriki (evocações) e orin (cantigas) usados nos cultos aos orixás na África. Vol. I – Xangô; Oyá/Iansã; Oxum e Obá. São Paulo: Editora Oduduwa, 1990.

SALAMI, S. Cânticos dos orixás africanos. São Paulo: Editora Oduduwa, 1992.

SALAMI, S. Ogun. Dor e júbilo nos rituais de morte. São Paulo, Ed. Oduduwa, 1996.

SILVA, E. Dom Obá II D’África, o príncipe do povo: vida, tempo e pensamento de um homem livre de cor. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

SILVEIRA, S.R. Currículo e a cultura afro-brasileira: um estudo sobre a energia vital e a manifestação motora e corporal. In: DAXENBERGER, A.C.S.; SOBRINHO, R.G.S. (Orgs.) Comunidades quilombolas e diversidade étnico-racial: diferentes olhares e perspectivas. João Pessoa: Editora da UFPB, 2014, p.133-152.

____. O corpo na religiosidade africana e na cultura religiosa afro-brasileira: implicações na formação de professor. In: Ana Cristina Silva Daxenberger, Rosivaldo Gomes de Sá Sobrinho. (Org.). A diversidade como princípio dos estudos étnico-raciais. 1ed.João Pessoa: Editora Tempo, 2015, v. 1, p. 47-60.

____. Ancestralidade e implicações culturais religiosas afro-brasileiras na seleção de conteúdos. In: DAXENBERGER, A.C.S.; SOBRINHO, R.G.S.; SILVA, M.L.. (Org.). Educação e etnicidade: diálogos interdisciplinares. 1ed.João Pessoa: Editora da UFPB, 2017, v. 1, p. 134-147.

VERGER, P. Fluxo e refluxo: do tráfico de escravos entre o golfo do Benin e a Bahia de todos os santos dos séculos XVIII a XIX. São Paulo: Corrupio, 1987.

VIANNA FILHO, L. O negro na Bahia. Rio de Janeiro, 1946.

VILHENA, L.S. Cartas soteropolitanas. Bahia, 1901.

Pubblicato
2021-10-17
Come citare
silveira, sérgio roberto. (2021). A constituição cultual religiosa afro-brasileira e sua relação com a religiosidade africana e o corpo. Dialogos, 25(3), 186-201. https://doi.org/10.4025/dialogos.v25i3.60131