Quando os antigos romanos entram em cena: corpos, vestimentas e masculinidades no cinema

Abstract

Tendo como premissa o campo de estudos de recepção da Antiguidade Clássica, o presente artigo visa examinar a constituição de discursos de poder e masculinidade em três filmes: Spartacus, dirigido por Stanley Kubrick, Gladiator, de Ridley Scott e, Satyricon, de Federico Fellini. A partir de um estudo dos protagonistas dos filmes, da aparência de seus trajes e corpos, dos significados simbólicos de masculinidade e dos embates culturais contemporâneos, discutiremos como os diálogos entre passado e presente não só constroem narrativas hegemônicas de masculinidade como, também, provocam sua desconstrução em âmbito da contracultura dos anos de 1960.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili

Biografie autore

Renata Senna Garraffoni, Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba-PR, BR

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professora magistério superior (adjunto III) na Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: antigüidade clássica, cultura popular, cultura material e literatura latina, gladiadores romanos e releituras do mundo antigo na modernidade. Atua junto ao Centro de Pensamento antigo (CPA) e o Núcleo de Estudos Estratégicos (NEE), ambos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Além disso, é membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH), Roman Society for Classical Studies e World Achaeological Congress (WAC). Atualmente é presidente da Associação Paranaense de História (APAH). Currículo Lattes

Maria Claudia Bonadio, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora-MG, BR

Doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Estágio pós-doutoral no Museu Paulista da Universidade de São Paulo (2014). Professora Associada da Universidade Federal de Juiz de Fora atuando no curso de Moda e no Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens. Desde 2015 é editora da dObra[s] , revista da Associação de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em História e Cultura de Moda do CNPq e curadora de conteúdo do perfil do Instagram @historiadamoda.ufjf.

Riferimenti bibliografici

ANDRADE, Maíra Z. Rebeldia pronta para o consumo: a construção da cultura juvenil no Brasil dos anos 1950-60. Tese (Doutorado em História). Campinas: Unicamp, 2016.

BAECQUE, Antoine de. Projeções: a virilidade na tela. In: COURTINE, Jean-Jaques (Dir.). História da virilidade. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. v. 3: A virilidade em crise.

BERNAL, Martin. Black Athena. The afroasiatic roots of Classical Civilization. New Brunswick: Rutgers University Press, 1987.

BONADIO, Maria Claudia. Moda e Publicidade no Brasil nos anos 1960. São Paulo: nVersos, 2014.

BOLTON, Andrew. Bravehearts: Men in Skirts. London: V&A Publications, 2003.

COELHO, Maria Cecília et al. (Orgs.). Cinema – lanterna mágica da história e da mitologia. Florianópolis: Edufsc, 2009.

COELHO, Maria Cecília. “Five Brazilian Medeas”. Bulletin of the Institute of Classical Studies, v. 2, p. 359-380, 2013.

______. A vida privada de Helena de Tróia nos loucos anos 20 em Hollywood. Classica. São Paulo, v. 26, p. 191-223, 2014.

______. Helena troiana: A fama de um nome e o desejo de vingança no cinema. Artefilosofia. Ouro Preto, v. 20, p. 15-32, 2016.

CORBIN, Alain. A virilidade considerada sob o prisma do naturalismo. In: CORBIN, Alain (Dir)., História da virilidade: O triunfo da virilidade no século XIX. Petrópolis: Editora Vozes, v. 2, p. 13-33, 2013.

COURTINE, Jean-Jacques. Impossível virilidade. In: COURTINE, Jean-Jacques (Org.). História da virilidade: A virilidade em crise. Petrópolis: Editora Vozes. v. 3, p. 7-10, 2013 (a).

______. Robustez na cultura: mito viril e potência muscular. In: COURTINE, Jean-Jacques (Org.). História da virilidade: A virilidade em crise. Petrópolis: Editora Vozes, v. 3,p. 554-577, 2013 (b).

CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Senac, 2006.

DRESS. Metropolitan Museum. [s.d.]. Disponível em: https://www.metmuseum.org/art/collection/search/145899. Acesso em: 27 maio 2018.

DONYALE LUNA. IMDB. [s.d.]. Disponível em: http://www.imdb.com/name/nm0526021. Acesso em: 27 maio 2018.

DUARTE, André. Vidas em Risco – crítica do presente em Heidegger, Arendt e Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

FELLINI, Federico. A arte da Visão – conversa com Goffredo Fofi e Gianni Volpi. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

FRAYLING, Christopher. Blades. In: LANDIS, Deborah (Org.). Hollywood Costumes. London: Victoria & Albert Museum, 2012.

GARRAFFONI, Renata. Satyricon de Petrônio e de Fellini: Aproximações e diálogos. In: FUNARI, Pedro P. A.; FUNARI, Raquel dos S.; CARLAN, Cláudio U. (Orgs.). Cinema e o Mundo Antigo - Antiguidade através da Sétima Arte. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2015, p. 95-112.

GARRAFFONI, Renata. Os Madrazo e Fortuny: do neoclássico espanhol à moda italiana. In: CARLAN, Cláudio; FUNARI, Pedro Paulo e SOUZA, Ricardo (Orgs.). História Ibérica: ensino, pesquisa e potencialidades. São Carlos: Pedro & João Editores, p. 233-253, 2022.

“Gladiador” vence nas bilheterias do Brasil. O Estado de S.Paulo, 15 jul. 2000.

GLADIADOR. Direção: Ridley Scott; Produção: Douglas Wick, David Franzoni, Branko Lustig; Roteiro: David Franzoni, John Logan, William Nicholson; História: David Franzoni. Los Angeles, Londres: Scott Free Productions; Los Angeles: Red Wagon Entertainment. 2000 (155 min.), cor. HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: O breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LA HAYE, Amy; MENDES, Valerie. A moda do século XX. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

HINGLEY, Richard. Roman Officers and English Gentlemen. The Imperial Origins of Roman Archaeology. London: Routledge, 2000.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

MACIEL, Luiz Carlos. Anos 60. Porto Alegre: L&PM, 1987.

MARCH, Charlotte. In: The Red List. Disponível em: https://theredlist.com/wiki-2-16-601-793-view-fashion-1-profile-march-charlotte.html. Acesso em: 27 maio 2018.

MORALES, Helen. The history of sexuality. In: WHITMARSH, T. (Org.). The Cambridge Companion to the Greek and Roman Novel. Cambridge: Cambridge University Press, 2008, p. 39-55.

PIERCE, Jerry. To do or die manfully - Performing Heteronormativity in Recent Epic Films. In: CORNELIUS, Michael G. (Ed.). Of Muscles and Men: Essays on the Sword and Sandal Film. Carolina do Norte: Mcfarland, 2011.

POLLINI, Airton. Mergulhar no Satyricon de Fellini: a pintura da tumba do Mergulhador de Paestum e a cena da pinacoteca. História: Questões e Debates. Curitiba, n. 48/49, p. 303-320, 2008.

QUI etês-vous, Polly Magoo? Direção e roteiro: William Klein. Produtor: Robert Delpire. Delpire Productions. Paris, 1966 (102 min), p&b.

RAINHO, Maria do Carmo T. Moda e Revolução nos anos 1960. Rio de Janeiro: Contracapa, 2014.

ROSS, Geoffrey A. (Org.). The day of the Peacock: Style for Men 1963-1973. London: V&A Publishing, 2014.

ROSZAK, Theodore. A contracultura. Petrópolis: Vozes, 1969.

SANT’ANNA, Denise B. de. História da Beleza no Brasil. São Paulo: Contexto, 2014.

SCREEN Test 1, Reel 2 #5. Direção Andy Warhol. Roteiro: Ronald Tavel. 1965 (4 min. aprox.), p&b.

SCREEN Test 1, Reel #9. Direção Andy Warhol. Roteiro: Ronald Tavel. 1965 (4 min. aprox.), p&b.

SETTIS, Salvatore. The future of the classical. Cambridge: Polity Press, 2006.

SILVA, Glaydson José. História Antiga e usos do passado: um estudo de apropriações da Antiguidade sob o Regime de Vichy (1940-1944). São Paulo: Annablume, 2007.

SILVA, Glaydson José; GARRAFFONI, Renata; FUNARI, Pedro Paulo; GRALHA, Julio; RUFINO, Rafael (Orgs.). Antiguidade como presença: antigos, modernos e os usos do passado. Curitiba: Editora Prismas, 2017.

SATYRICON de Fellini. Direção: Federico Fellini; Produção: Alberto Grimaldi; Roteiro: Federico Fellini e Bernardino Zapponi. Roma: Produzioni Europee Associati, 1969 (128 min.), cor. Baseado em "Satyricon" de Petrônio, 60 dC..

SILVA, Glaydson, FUNARI, Pedro Paulo e GARRAFFONI, Renata. Recepções da Antiguidade e usos do passado: estabelecimento dos campos e sua presença na realidade brasileira. Revista Brasileira de História (Online), 40, p. 43-66, 2020. https://doi.org/10.1590/1806-93472020v40n84-03

SILVA, Neemias. Carpe diem: rituais cotidianos no Satyricon – Petrônio e Fellini. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura). Universidade Presbiteriana Mackenzie: São Paulo, 2009.

SPARTACUS. Direção: Stanley Kubrick; Produção: Edward Lewis; Roteiro: Dalton Trumbo. Los Angeles: Universal Studios, 1960 (198 min), cor. Baseado em “Spartacus” de Howard Fast, 1951.

TRAVERSO, Vittoria. How Pants Went From Banned to Required in the Roman Empire. In: Atlas Obscura. 19 sept. 2017. Disponível em: https://www.atlasobscura.com/articles/trousers-pants-roman-history-banned-trajan. Acesso em: 27 maio 2017.

VETRO, Gianluca Lo. Fellini e la Moda – Percorsi di stile da Casanova a Lady Gaga. Milão: Pearson, 2015.

VIGARELLO, Georges. História da Beleza. Rio de Janeiro: Record, 2006.

WILLER, Claudio. Um obscuro encanto: gnose, gnosticismo e poesia moderna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

______. Os rebeldes: Geração Beat e anarquismo místico. Porto Alegre: L&PM, 2014.

WILSON, Elizabeth. Enfeitada de Sonhos: moda e modernidade. Lisboa: Edições 70, 1985.

WINKLER, Martin (Org.). Gladiator – film and history. New York: Blackwell Publishing, 2004.

______. Spartacus – film and history. New York: Blackwell Publishing, 2007.

WYKE, Maria. Projecting the past – Ancient Rome and History. London: Routledge, 1997.

Pubblicato
2023-05-17
Come citare
Garraffoni, R. S., & Bonadio, M. C. (2023). Quando os antigos romanos entram em cena: corpos, vestimentas e masculinidades no cinema. Dialogos, 27(1), 18-47. https://doi.org/10.4025/dialogos.v27i1.67205