Cinema Híbrido: a construção do campo cinematográfico no Brasil e em Portugal a partir de finais da década de 1940

  • Fábio de Godoy del Picchia Zanoni Doutor em História pela Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal
Palavras-chave: híbrido, cinema artístico, campo cinematográfico, movimento cineclubista, Michel Foucault

Resumo

Neste artigo pretendo argumentar como a construção do conceito de híbrido pode ser entendida no quadro geral do movimento cineclubista brasileiro e português, ambos profundamente empenhados na valorização do cinema artístico. Na esteira das balizas teóricas e metodológicas de Foucault, intento mostrar como a formação de algo como um campo cinematográfico foi indissociável do conceito de hibridez.

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Publicado
2016-07-04
Como Citar
Zanoni, F. de G. del P. (2016). Cinema Híbrido: a construção do campo cinematográfico no Brasil e em Portugal a partir de finais da década de 1940. Dialogos, 20(1), 86 - 101. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/32276