A didática da história nos manuais destinados à formação de professores

  • Ana Cláudia Urban UFPR

Resumen

O texto que se segue apresenta argumentos que consideram a existência de um código disciplinar da didática da história que foi constituído historicamente, agregou ideias sobre o que é ensinar e aprender; sugeriu regras e identificou conteúdos voltados à formação do professor. A intenção é apresentar elementos do código disciplinar da didática da história presente particularmente nos manuais voltados à formação de professores. Os manuais, entendidos como "textos visíveis", permitem comprovar que, historicamente, foi construída uma forma de pensar o ensino e a aprendizagem em história e, por certo, essa forma de pensar influenciou tanto a formação quanto a prática de professores. A partir de uma seleção prévia de manuais, foi investigado como a relação entre o ensinar e o aprender história foi pensada e construída, independentemente de sua nomenclatura. Os manuais foram tomados como fontes de investigação, primeiramente por entendê-los como "fontes visíveis" do código disciplinar da história, segundo a conceituação discutida pelo pesquisador Raimundo Cuesta-Fernandez (1988).

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Biografía del autor/a

Ana Cláudia Urban, UFPR
Professora de Metodologia e Prática de Ensino em História da UFPR. Pesquisadora do Lapeduh, UFPR, Curitiba/PR, Brasil.
Publicado
2016-10-11
Cómo citar
Urban, A. C. (2016). A didática da história nos manuais destinados à formação de professores. Dialogos, 19(1), 275-287. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/33813
Sección
Mesa Redonda