A história no ensino básico em Portugal no último quartel: perspectiva curricular
Resumen
Discute o terceiro ciclo do ensino básico (do 7º ao 9º ano de escolaridade) em Portugal, considerando o curriculo de história. Indaga sobre quais bases epistemological, antropológica e societal são visados pelos currículos, no sentido de construir uma consciência histórica capaz de dar conta da modernidade. A análise partirá dos documentos legais e institucionais que têm vindo a enformar o currículo português, em geral, e o programa de História, em particular, por forma a captar a missão e a inteligibilidade desta disciplina no quadro da correlação de forças entre as diferentes áreas do conhecimento no terceiro ciclo do ensino básico. Para isso, parte-se das soluções curriculares implementadas desde finais da década de 1980.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).