Natureza, sensibilidade ambiental e tendências antropocêntricas na literatura infantojuvenil brasileira (1934-1971)

  • Carlos Renato Carola UNESC, Criciúma/SC
  • Gladir Silva Cabral UNESC, Criciúma/SC

Résumé

Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa centrada na observação analítica de livros escolares editados no período de 1930 a 1970; teve como objetivo a identificação de concepções de natureza, sensibilidade ambiental e tendências da visão antropocêntrica na literatura infantojuvenil brasileira. Os 23 livros selecionados foram encontrados em bibliotecas de escolas públicas, bibliotecas universitárias e na rede de sebos da Estante Virtual. O material analisado pode ser considerado como uma amostragem representativa de livros de leitura do período estudado. A análise foi realizada com o suporte teórico-metodológico da História da Educação e História Ambiental. Concluímos o trabalho agrupando as obras analisadas em três perspectivas: 1) literatura antropocêntrica inspirada na ciência e no conhecimento científico; 2) literatura antropocêntrica influenciada pela ideologia desenvolvimentista; 3) literatura antropocêntrica inspirada na ciência ecológica.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Publiée
2017-03-13
Comment citer
Carola, C. R., & Cabral, G. S. (2017). Natureza, sensibilidade ambiental e tendências antropocêntricas na literatura infantojuvenil brasileira (1934-1971). Dialogos, 18(1), 435-472. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/35960
Rubrique
Artigos