O fascismo na América latina: a perspectiva italiana (1922-1943)
Resumo
Para abordar o fenômeno fascista na América Latina é imprescindível pesquisar sobre suas relações com o modelo original italiano e o impacto da política italiana na região. O primeiro objetivo é pôr em evidência as muitas ambiguidades, incertezas e leituras erradas que aconteceram em ambos os sentidos durante aquela época, principalmente do lado italiano. Assim, desenha-se um mapa de encontros e (especialmente) desencontros que matizam a influência e “difusão” do fascismo de origem italiana na América Latina abarcando, entre outros aspectos, alguns elementos culturais e ideológicos. Por tanto, detectam-se os limites de expressão e propagação de um fascismo verdadeiro em relação a outros fenômenos “nativos” da América Latina, tais como as ditaduras e alguns movimentos nacionalistas, definindo um âmbito mais preciso para a utilização da categoria “fascismo” na região. Aliás, é importante destacar a geopolítica da Itália na América Latina – tema praticamente desconhecido nas pesquisas – e salienta-la em relação com a atividade de outros países interessados na região. A geopolítica italiana é a de uma potência média que tem seus principais interesses em outras áreas, mas considera a América Latina como uma esfera importante para pôr em marcha alguns projetos como colonização, comércio, abastecimento de recursos estratégicos e para obter o apoio solidário latino com a política de expansão imperial dos anos trinta.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).