Alcalá, Guido Rodriguez. Ideologia Autoritária. Tradução: Luiz Felipe Viel Moreira e Marcela Cristina Quinteros. Brasília: Funag/IPRI, 2005, 154 p.

  • João Fábio Bertonha Doutor em História pela UNICAMP (1998). Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá.
Palavras-chave: Ideologia, Autoritarismo

Resumo

Um problema sempre recorrente quando se fala da integração latino-americana no plano cultural é a dificuldade de comunicação entre as metades de origem espanhola e portuguesa do continente. Os livros, revistas e jornais argentinos, mexicanos ou espanhóis circulam pelo imenso espaço entre o México e a Terra do Fogo, formando um conjunto que não é nem de longe homogêneo, mas se comunica através de uma língua comum. A produção cultural brasileira, em língua portuguesa, contudo, não tem esta repercussão fora do país, e nem mesmo entre nossos vizinhos mais próximos há uma real demanda por ela. Como contrapartida lógica, o que se produz na América hispânica nem sempre chega às estantes do Brasil, o que dificulta o diálogo e as trocas numa região que se aproxima, economicamente, cada vez mais.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-08-05
Como Citar
Bertonha, J. F. (2017). Alcalá, Guido Rodriguez. Ideologia Autoritária. Tradução: Luiz Felipe Viel Moreira e Marcela Cristina Quinteros. Brasília: Funag/IPRI, 2005, 154 p. Dialogos, 10(3), 233 - 237. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/38976
Seção
Resenhas