Beleza e modernidade: a dismorfia como face da colonização
Resumo
Na última etapa de seu pensamento, o filósofo, professor e amigo Enrique Dussel redescobriu —ao menos formalmente— a estética; isto porque não só Dussel já havia desenvolvido e publicado algumas de suas reflexões sobre a estética, mas porque ao longo de sua obra sempre delineou diferentes ideias correspondentes ao seu pensamento estético, não só porque a natureza da filosofia é pluriversal e complexa, em termos da relação necessária de suas múltiplas instâncias, mas porque o pensamento humanista do Mestre, além de visionário, apontava para a complexidade conceitual e vital, que não pode ser decomposta em categorias isoladas, de modo que em sua ética, sua política, seu erotismo e sua pedagogia, encontramos categorias germinativas intrínsecas sobre a estética da libertação - isso sem mencionar sua Filosofia da Produção (1984) que por si só já marca um panorama sensível, que se reconhece no filósofo da libertação. Além de destacar a importância da estética como parte fundamental de seu sistema filosófico, uma das ideias que ele insistiu nesses últimos desenvolvimentos e conversas em encontros foi a de necessariamente reconfigurar uma ideia que tomamos por certa há muito tempo, como se fosse uma questão de partir dela sem questioná-la; esta é a categoria do belo, que vem sendo observada desde o surgimento de suas reflexões e da qual, pode-se dizer, nenhuma estética com pretensão crítica e libertadora valeria a pena, se partirmos da categoria do belo que nos é imposta pela modernidade.
Downloads
Referências
CAVARERO, Adriana. Horrorismo. Nombrando la violencia contemporánea. Barecelona: UAM-Anthropos, 2009.
D’ANGELO, Paolo; VELOTTI, Stefano. El “no sé qué”. Historia de una idea estética. Madrid: Casimiro, 2010.
DUSSEL, Enrique. Filosofía de la producción. Bogotá: Nueva América, 1984
___. Filosofía de la liberación. México: FCE, 2011.
___. Filosofías del Sur. Descolonización y transmodernidad. México: Akal, 2015.
___. Siete ensayos de filosofía de la liberación. Hacia una fundamentación del giro decolonial. Madrid: Trotta, 2020.
FANON, Franz. Piel negra, máscaras blancas. Madrid: Akal, 2016.
GALEANO, Eduardo. Las venas abiertas de América Latina. México: Siglo XXI, 2004.
HERRA, Rafael Ángel. Lo monstruoso y lo bello. San José: CR, 2015.
QUEZADA, Alan. Consideraciones estéticas: horizontes multidisciplinarios de la sensibilidad. Alemania: Editorial Académica Española, 2016.
RIVERA CUSICANQUI, Silvia. Ch´ixinakax utxiwa. Una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores. Buenos Aires: Tinta Limón, 2020.
SUBIRATS, Eduardo. El reino de la belleza. Madrid: FCE, 2003.
WRIGHT, Erik Olin. Cómo ser anticapitalista. Madrid: Akal, 2020.
ZAMORA ÁGUILA, Fernando. Filosofía de la imagen. México: ENAP-Espiral, 2006.
Copyright (c) 2025 Dialogos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).