ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PARANAENSES NA GERAÇÃO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DAS LEIS DE INOVAÇÃO.

  • Adirson Maciel Freitas Junior Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Pedro Henrique Batista Barros Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Cleise M Tupich Hilgemberg Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumen

Este trabalho busca investigar se as Universidades Estaduais do Paraná aumentaram seus esforços em desenvolvimento tecnológico após a criação da Lei de Inovação brasileira em 2004 e especialmente a paranaense em 2012. Utilizou-se como proxy o número de patentes de inovação por serem capazes de captar os esforços em desenvolvimento tecnológico. Observou-se que neste período houve um aumento expressivo no número de patentes nas instituições de ensino estaduais, especialmente após a aprovação da lei de inovação no Paraná, o que também pode indicar a importância das IES para o desenvolvimento regional.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Adirson Maciel Freitas Junior, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Mestrando em Economia
Pedro Henrique Batista Barros, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Mestrado em Economia
Cleise M Tupich Hilgemberg, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Professora Associada Departamento de Economia
Publicado
2019-06-13
Cómo citar
Freitas Junior, A. M., Barros, P. H. B., & Hilgemberg, C. M. T. (2019). ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PARANAENSES NA GERAÇÃO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DAS LEIS DE INOVAÇÃO. A Economia Em Revista - AERE, 26(1), 75-88. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EconRev/article/view/50200
Sección
Artigos