ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PARANAENSES NA GERAÇÃO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DAS LEIS DE INOVAÇÃO.

  • Adirson Maciel Freitas Junior Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Pedro Henrique Batista Barros Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Cleise M Tupich Hilgemberg Universidade Estadual de Ponta Grossa
Palavras-chave: Sistema Regional de Inovação, Leis de Inovação, Universidades Estaduais do Paraná

Resumo

Este trabalho busca investigar se as Universidades Estaduais do Paraná aumentaram seus esforços em desenvolvimento tecnológico após a criação da Lei de Inovação brasileira em 2004 e especialmente a paranaense em 2012. Utilizou-se como proxy o número de patentes de inovação por serem capazes de captar os esforços em desenvolvimento tecnológico. Observou-se que neste período houve um aumento expressivo no número de patentes nas instituições de ensino estaduais, especialmente após a aprovação da lei de inovação no Paraná, o que também pode indicar a importância das IES para o desenvolvimento regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adirson Maciel Freitas Junior, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Mestrando em Economia
Pedro Henrique Batista Barros, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Mestrado em Economia
Cleise M Tupich Hilgemberg, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Professora Associada Departamento de Economia
Publicado
2019-06-13
Como Citar
Freitas Junior, A. M., Barros, P. H. B., & Hilgemberg, C. M. T. (2019). ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PARANAENSES NA GERAÇÃO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DAS LEIS DE INOVAÇÃO. A Economia Em Revista - AERE, 26(1), 75-88. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EconRev/article/view/50200
Seção
Artigos