A CRISE ESTRUTURAL DO FEUDALISMO E A FORMAÇÃO DO CAPITALISMO

  • Katiano Renato Alves de Medeiros Junior Faculdades Integradas de Patos http://orcid.org/0000-0001-8313-8694
  • Bruno Mesquita Falcetti Universidade Federal de São Paulo
  • Marcos José de Oliveira Lima Filho Faculdades Integradas de Patos
Palavras-chave: feudalismo, processos históricos, formação capitalista

Resumo

Este artigo busca fazer uma síntese histórica dos períodos de ordem anterior e posterior ao capitalismo mercantil de forma que explique os processos que permitiram a ascensão do capitalismo “de fato”. Toma como referência diversos autores que se dedicaram ao estudo e categorização desses processos históricos em questão. Através da pesquisa bibliográfica foi possível realizar um epítome para compreender as especificidades responsáveis pela consolidação das estruturas que regem o capital. Concluímos que o modus operandi das estruturas que regem o capitalismo foi consolidar historicamente instrumentos que permitam uma evolução gradual de um sistema baseado em modelos distintos de exploração e opressão da classe trabalhadora e da população no geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katiano Renato Alves de Medeiros Junior, Faculdades Integradas de Patos
Bacharelando em Direito pelas Faculdades Integradas de Patos (2016-Atual). Dirige a graduação em torno dos seguintes temas de pesquisa: Teorias Críticas do Direito, Análise Econômica do Direito e Gênero e Sexualidade.
Bruno Mesquita Falcetti, Universidade Federal de São Paulo
Bacharelando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de São Paulo (2017-Atual). Estudou 1 ano e 6 meses na Universidade Federal da Paraíba antes de mudar de instituição. Pesquisa os seguintes temas: Estudos Estratégicos, Segurança Internacional, Geopolítica e Política Externa Americana no Contexto Guerra Fria.
Marcos José de Oliveira Lima Filho, Faculdades Integradas de Patos
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Cursou o mestrado em Ciências Jurídicas com pesquisa sobre Teoria Dialética do Direito, Advocacia Popular e Marxismo, na área de concentração em Direitos Humanos na mesma instituição (2012). Concluiu o doutorado em Ciências Jurídicas com pesquisa acerca da compatibilidade entre a Teoria Pura do Direito de Hans Kelsen e a Teoria do Ser Social de Karl Marx e Friedrich Engels na UFPB (2016). Leciona as disciplinas de Direito Administrativo e de Direitos Humanos na graduação em Direito das FIP.
Publicado
2017-11-29
Como Citar
Alves de Medeiros Junior, K. R., Mesquita Falcetti, B., & de Oliveira Lima Filho, M. J. (2017). A CRISE ESTRUTURAL DO FEUDALISMO E A FORMAÇÃO DO CAPITALISMO. A Economia Em Revista - AERE, 25(2), 31 - 38. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EconRev/article/view/50225
Seção
Artigos