A CRISE ESTRUTURAL DO FEUDALISMO E A FORMAÇÃO DO CAPITALISMO

  • Katiano Renato Alves de Medeiros Junior Faculdades Integradas de Patos http://orcid.org/0000-0001-8313-8694
  • Bruno Mesquita Falcetti Universidade Federal de São Paulo
  • Marcos José de Oliveira Lima Filho Faculdades Integradas de Patos

Abstract

Este artigo busca fazer uma síntese histórica dos períodos de ordem anterior e posterior ao capitalismo mercantil de forma que explique os processos que permitiram a ascensão do capitalismo “de fato”. Toma como referência diversos autores que se dedicaram ao estudo e categorização desses processos históricos em questão. Através da pesquisa bibliográfica foi possível realizar um epítome para compreender as especificidades responsáveis pela consolidação das estruturas que regem o capital. Concluímos que o modus operandi das estruturas que regem o capitalismo foi consolidar historicamente instrumentos que permitam uma evolução gradual de um sistema baseado em modelos distintos de exploração e opressão da classe trabalhadora e da população no geral.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Katiano Renato Alves de Medeiros Junior, Faculdades Integradas de Patos
Bacharelando em Direito pelas Faculdades Integradas de Patos (2016-Atual). Dirige a graduação em torno dos seguintes temas de pesquisa: Teorias Críticas do Direito, Análise Econômica do Direito e Gênero e Sexualidade.
Bruno Mesquita Falcetti, Universidade Federal de São Paulo
Bacharelando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de São Paulo (2017-Atual). Estudou 1 ano e 6 meses na Universidade Federal da Paraíba antes de mudar de instituição. Pesquisa os seguintes temas: Estudos Estratégicos, Segurança Internacional, Geopolítica e Política Externa Americana no Contexto Guerra Fria.
Marcos José de Oliveira Lima Filho, Faculdades Integradas de Patos
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Cursou o mestrado em Ciências Jurídicas com pesquisa sobre Teoria Dialética do Direito, Advocacia Popular e Marxismo, na área de concentração em Direitos Humanos na mesma instituição (2012). Concluiu o doutorado em Ciências Jurídicas com pesquisa acerca da compatibilidade entre a Teoria Pura do Direito de Hans Kelsen e a Teoria do Ser Social de Karl Marx e Friedrich Engels na UFPB (2016). Leciona as disciplinas de Direito Administrativo e de Direitos Humanos na graduação em Direito das FIP.
Published
2017-11-29
How to Cite
Alves de Medeiros Junior, K. R., Mesquita Falcetti, B., & de Oliveira Lima Filho, M. J. (2017). A CRISE ESTRUTURAL DO FEUDALISMO E A FORMAÇÃO DO CAPITALISMO. A Economia Em Revista - AERE, 25(2), 31 - 38. Retrieved from https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EconRev/article/view/50225
Section
Artigos