Correlação entre crescimento e desenvolvimento econômico da microrregião de Guarapuava/PR

  • Angélica Oliveira Lima Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro)
  • Caroline Todeschini Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
Palavras-chave: Agropecuária. Crescimento e desenvolvimento econômico. Microrregião de Guarapuava.

Resumo

Este trabalho analisou a correlação entre crescimento, medido pelo PIB per capita, e desenvolvimento econômico, medido pelo IFDM, na microrregião de Guarapuava entre os anos 2005 e 2015. Também foi analisada a correlação entre a participação da agropecuária no PIB e o IFDM em 2015. Os resultados, obtidos pela correlação de Pearson, indicaram que um maior crescimento econômico está relacionado a uma melhora na educação e na saúde. Esse crescimento não está refletido no indicador de desenvolvimento em emprego e renda, seguindo inclusive na contramão do PIB per capita em muitos municípios, o que pode ser um indício de que ocorreu com base no trabalho informal. Com relação à participação econômica da agropecuária, houve correlação negativa com o desenvolvimento devido à dimensão emprego e renda, enquanto as dimensões saúde e educação não se mostraram significativas. Esses achados indicam que a agropecuária pode ser uma fonte de trabalho informal na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Oliveira Lima, Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro)

Bacharela em Ciências Econômicas pela UNICENTRO/PR.

Caroline Todeschini, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
Mestre em Economia pelo PCE/UEM. Professora colaboradora na Unicentro/PR.

Referências

BERNARDELLI, L.V.; SORGI, F.A. Desenvolvimento econômico regional: uma investigação sobre a microrregião de Cornélio Procópio, Paraná. Economia & Região. Vol. 4, nº 1, p.139-152, jan./jun. 2016.

COLLE, C.A. Reflexões sobre o papel histórico dos modelos de desenvolvimento da agricultura brasileira na economia. Revista Científica da Faccat, n° 2, v, 9, jul/dez 2012.

FIRJAN. Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. Metodologia. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2018.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2018.

IPARDES. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Paraná em Números. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2018.

ROSTOW, W. Etapas do Desenvolvimento Econômico (um manifesto não comunista), Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1974.

SEN, A.. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SILVA, L.S. Crescimento e Desenvolvimento de Pindamonhangaba 2000-2010. Anais... III Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, Taubaté – SP, out. 2014.

SOUZA, N. de J. de. Desenvolvimento Econômico. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2007

THOMAS, V... [et al.]. A qualidade do crescimento. São Paulo: UNESP, 2002.

TODESCHINI, C.; MICHELLON, E. Correlação entre o desenvolvimento e a participação da agropecuária na economia dos municípios da região oeste de Santa Catarina. Anais... 54º Encontro da SOBER, Maceió - AL, ago. 2016.

TOLEDO, G.L; OVALLE, I.I. Estatística Básica. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2012.
Publicado
2020-11-11
Como Citar
Oliveira Lima, A., & Todeschini, C. (2020). Correlação entre crescimento e desenvolvimento econômico da microrregião de Guarapuava/PR. A Economia Em Revista - AERE, 27(2), 89-99. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EconRev/article/view/51251