Correlação entre crescimento e desenvolvimento econômico da microrregião de Guarapuava/PR

  • Angélica Oliveira Lima Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro)
  • Caroline Todeschini Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Resumen

Este trabalho analisou a correlação entre crescimento, medido pelo PIB per capita, e desenvolvimento econômico, medido pelo IFDM, na microrregião de Guarapuava entre os anos 2005 e 2015. Também foi analisada a correlação entre a participação da agropecuária no PIB e o IFDM em 2015. Os resultados, obtidos pela correlação de Pearson, indicaram que um maior crescimento econômico está relacionado a uma melhora na educação e na saúde. Esse crescimento não está refletido no indicador de desenvolvimento em emprego e renda, seguindo inclusive na contramão do PIB per capita em muitos municípios, o que pode ser um indício de que ocorreu com base no trabalho informal. Com relação à participação econômica da agropecuária, houve correlação negativa com o desenvolvimento devido à dimensão emprego e renda, enquanto as dimensões saúde e educação não se mostraram significativas. Esses achados indicam que a agropecuária pode ser uma fonte de trabalho informal na região.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Angélica Oliveira Lima, Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro)

Bacharela em Ciências Econômicas pela UNICENTRO/PR.

Caroline Todeschini, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
Mestre em Economia pelo PCE/UEM. Professora colaboradora na Unicentro/PR.

Citas

BERNARDELLI, L.V.; SORGI, F.A. Desenvolvimento econômico regional: uma investigação sobre a microrregião de Cornélio Procópio, Paraná. Economia & Região. Vol. 4, nº 1, p.139-152, jan./jun. 2016.

COLLE, C.A. Reflexões sobre o papel histórico dos modelos de desenvolvimento da agricultura brasileira na economia. Revista Científica da Faccat, n° 2, v, 9, jul/dez 2012.

FIRJAN. Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. Metodologia. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2018.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2018.

IPARDES. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Paraná em Números. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2018.

ROSTOW, W. Etapas do Desenvolvimento Econômico (um manifesto não comunista), Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1974.

SEN, A.. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SILVA, L.S. Crescimento e Desenvolvimento de Pindamonhangaba 2000-2010. Anais... III Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, Taubaté – SP, out. 2014.

SOUZA, N. de J. de. Desenvolvimento Econômico. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2007

THOMAS, V... [et al.]. A qualidade do crescimento. São Paulo: UNESP, 2002.

TODESCHINI, C.; MICHELLON, E. Correlação entre o desenvolvimento e a participação da agropecuária na economia dos municípios da região oeste de Santa Catarina. Anais... 54º Encontro da SOBER, Maceió - AL, ago. 2016.

TOLEDO, G.L; OVALLE, I.I. Estatística Básica. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2012.
Publicado
2020-11-11
Cómo citar
Oliveira Lima, A., & Todeschini, C. (2020). Correlação entre crescimento e desenvolvimento econômico da microrregião de Guarapuava/PR. A Economia Em Revista - AERE, 27(2), 89-99. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EconRev/article/view/51251