Sistema Financeiro Brasileiro: A Consolidação do Sistema Bancário a Partir de 1994

  • Aulo Pércio Vicente Nardo UFSC/ Aluno regular do curso de doutorado em Teoria Econômica pelo Programa de Pós-Graduação em Economia - PPGECO.
  • Jose Renato Chicoski Caixa Econômica Federal

Abstract

Este trabalho, pertencente ao campo dos estudos setoriais, tem por objetivo o estudo das transformações ocorridas no sistema bancário brasileiro, com foco no seu atual formato, que se estruturou em função da sua ineficiência frente aos desafios da realidade brasileira a partir de 1990. O trabalho tem caráter bibliográfico, no sentido de caracterizar a evolução da estruturação do sistema bancário brasileiro através da teoria econômica, de políticas públicas e de mercado. Com relação aos dados secundários, os mesmo foram coletados em livros, revistas, artigos, periódicos, revistas especializadas e sites deórgãos públicos. Este estudo demonstra que o sistema bancário brasileiro apresentou condições de se adaptar ao novo contexto macroeconômico com inflação baixa,altas taxas de juros e a abertura do mercado financeiro.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aulo Pércio Vicente Nardo, UFSC/ Aluno regular do curso de doutorado em Teoria Econômica pelo Programa de Pós-Graduação em Economia - PPGECO.

Mestre em teoria econômica pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Atualmente é doutorando em teoria econômica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – Campus Florianópolis/SC, e-mail: aulo.nardo@posgrad.ufsc.br.

Jose Renato Chicoski, Caixa Econômica Federal

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Trabalha no Setor de Conformidade Operacional da Caixa Econômica Federal.

Published
2016-04-15
How to Cite
Nardo, A. P. V., & Chicoski, J. R. (2016). Sistema Financeiro Brasileiro: A Consolidação do Sistema Bancário a Partir de 1994. A Economia Em Revista - AERE, 21(1), 68-82. https://doi.org/10.4025/aere.v21i1.20113
Section
Artigos