Política salarial no Brasil: controvérsias entre Celso Furtado e Roberto Campos (1963 - 1973)

  • Rosalina Lima Izepão UEM
  • Evandro Duarte de Camargo Mesquita UEM

Abstract

O objetivo deste artigo é apresentar algumas das controvérsias entre a visão estruturalista de Celso Furtado e a neoliberal de Roberto Campos em relação à eficácia das políticas salariais adotadas no Brasil, no período de 1963 a 1973. A partir da prospecção de fontes bibliográficas e documentais, concluiu-se que as políticas salariais executadas no período analisado tiveram como objetivo principal conter a inflação, considerada de demanda e custos, por meio da redução do poder aquisitivo da classe trabalhadora. Isto favoreceu, sobremaneira, o setor produtivo, porém, não ofereceu solidez ao chamado “Milagre Econômico – 1968-1973”. Prova disto foi o comportamento da economia brasileira que imediatamente após o primeiro choque do petróleo, em 1973, evidenciou seus limites.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rosalina Lima Izepão, UEM
Doutora em História Econômica pela USP. Mestre em Economia, Historiadora e Especialista em História Social do Trabalho pela UEM. Lecionou Metodologia CIentífica, História Geral e do Brasil no período de março de 1987 a julho de 1997, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Arapongas e na Rede Estadual de Ensino do Paraná. Foi Diretora Fundadora do Museu Histórico de Arapongas. Foi professora da Faculdade de Economia e Processamento de Dados de Foz do Iguaçu, nos anos de 1998 e 1999. Atualmente é Professora Adjunta e Membro da Câmara Departamental  do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá, onde já exerceu os cargos de Coordenadora de Monografia e Vice-Coordenadora do Colegiado de Curso. Na pesquisa atua nas áreas de planejamento, políticas públicas governamentais e desenvolvimento.
Published
2011-11-30
How to Cite
Izepão, R. L., & Mesquita, E. D. de C. (2011). Política salarial no Brasil: controvérsias entre Celso Furtado e Roberto Campos (1963 - 1973). A Economia Em Revista - AERE, 18(2), 99-110. https://doi.org/10.4025/aere.v18i2.13073
Section
Artigos