Política salarial no Brasil: controvérsias entre Celso Furtado e Roberto Campos (1963 - 1973)

  • Rosalina Lima Izepão UEM
  • Evandro Duarte de Camargo Mesquita UEM

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar algumas das controvérsias entre a visão estruturalista de Celso Furtado e a neoliberal de Roberto Campos em relação à eficácia das políticas salariais adotadas no Brasil, no período de 1963 a 1973. A partir da prospecção de fontes bibliográficas e documentais, concluiu-se que as políticas salariais executadas no período analisado tiveram como objetivo principal conter a inflação, considerada de demanda e custos, por meio da redução do poder aquisitivo da classe trabalhadora. Isto favoreceu, sobremaneira, o setor produtivo, porém, não ofereceu solidez ao chamado “Milagre Econômico – 1968-1973”. Prova disto foi o comportamento da economia brasileira que imediatamente após o primeiro choque do petróleo, em 1973, evidenciou seus limites.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Rosalina Lima Izepão, UEM
Doutora em História Econômica pela USP. Mestre em Economia, Historiadora e Especialista em História Social do Trabalho pela UEM. Lecionou Metodologia CIentífica, História Geral e do Brasil no período de março de 1987 a julho de 1997, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Arapongas e na Rede Estadual de Ensino do Paraná. Foi Diretora Fundadora do Museu Histórico de Arapongas. Foi professora da Faculdade de Economia e Processamento de Dados de Foz do Iguaçu, nos anos de 1998 e 1999. Atualmente é Professora Adjunta e Membro da Câmara Departamental  do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá, onde já exerceu os cargos de Coordenadora de Monografia e Vice-Coordenadora do Colegiado de Curso. Na pesquisa atua nas áreas de planejamento, políticas públicas governamentais e desenvolvimento.
Publicado
2011-11-30
Cómo citar
Izepão, R. L., & Mesquita, E. D. de C. (2011). Política salarial no Brasil: controvérsias entre Celso Furtado e Roberto Campos (1963 - 1973). A Economia Em Revista - AERE, 18(2), 99-110. https://doi.org/10.4025/aere.v18i2.13073
Sección
Artigos