Testando a validade da teoria da compensação: o impacto da maquinaria sobre o volume de emprego na indústria de transformação brasileira (2000 – 2009)

  • Carlos Eduardo de Freitas Universidade Federal de Mato Grosso
  • Joaquim Miguel Couto UEM, Maringá
  • José Adalberto Mourão Dantas UNIFAMMA

Abstract

O objetivo desse trabalho é testar a Teoria da Compensação exposta inicialmente por Jean-Baptiste Say e enfatizadas por John Stuart Mill e Alfred Marshall. Essa teoria dizia que ao incorporar as máquinas no processo produtivo poderia causar desemprego por um período curto, mas que, rapidamente as novas máquinas proporcionariam o aumento da demanda de mão-de-obra tanto no setor onde entrou quanto nos demais setores da economia. Ela também afirmava que além de baratear os preços das mercadorias, aumentava o emprego e a renda do país.  Para testar essa teoria vamos analisar o caso da indústria de transformação brasileira no período de 2000 a 2009, por ser um dos setores que mais sofreram os impactos da reestruturação produtiva a partir da década de 1990. Para cumprir esse objetivo trabalharemos com dois índices: o índice de emprego formal e o índice de produtividade na indústria de transformação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carlos Eduardo de Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso
Professor da Universidade Federal de Mato Grosso.
Joaquim Miguel Couto, UEM, Maringá
possui graduações em Administraçâo de Empresas (1987) e Ciências Econômicas (1991) pela Faculdade de Ciências Econômicas e Comerciais de Santos, mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1995) e doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Desenvolvimento Econômico e Economia Brasileira. Atua também nos seguintes temas: História do Pensamento Econômico, Economia Monetária, Industrialização e Meio Ambiente.
José Adalberto Mourão Dantas, UNIFAMMA
Doutor em História Econômica pela USP. Professor Associado Aposentado da Universidade Estadual de Maringá. Atual professor titular da UNIFAMMA.
Published
2011-11-30
How to Cite
Freitas, C. E. de, Couto, J. M., & Dantas, J. A. M. (2011). Testando a validade da teoria da compensação: o impacto da maquinaria sobre o volume de emprego na indústria de transformação brasileira (2000 – 2009). A Economia Em Revista - AERE, 18(2), 211-221. https://doi.org/10.4025/aere.v18i2.12920
Section
Artigos