O impacto da Legislação e das Instituições Judiciárias no desenvolvimento econômico e social do Brasil

  • Graziela Lodi UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Abstract

 

Resumo

 

O presente estudo analisa o impacto da Legislação e das Instituições Judiciárias no desenvolvimento econômico e social do Brasil, uma vez que a crescente integração da economia mundial exige que os países sejam eficientes a fim de manterem-se competitivos. Como o comércio internacional é cada vez mais regulamentado e dependente de contratos para que ocorra, a qualidade das normas jurídicas e a atuação do judiciário influenciam no custo para se transacionar no mercado, bem como no risco-país. Variáveis estas que são analisadas na tomada de decisão acerca dos investimentos produtivos na economia. Assim, o Estado, por meio de seus poderes, exerce papel relevante na correção das falhas de mercado, na regulação da economia e na implementação de políticas que assegurem o desenvolvimento nacional para que as diferenças regionais e sociais possam ser minimizadas.

 

Palavras-chave: Desenvolvimento. Economia. Estado. Instituições Judiciárias. Legislação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Graziela Lodi, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Formada em Administração pela UNILASALLE Lucas do Rio Verde/MT, pós-graduada em Gestão Financeira e Gestão de Pessoas pela FASIPE - Faculdade de Sinop/MT e Mestranda em Economia pela UFRGS.
Published
2017-10-05
How to Cite
Lodi, G. (2017). O impacto da Legislação e das Instituições Judiciárias no desenvolvimento econômico e social do Brasil. A Economia Em Revista - AERE, 25(1), 109-129. https://doi.org/10.4025/aere.v25i1.36947
Section
Artigos