A PROBLEMÁTICA DO DESENVOLVIMENTO NO PENSAMENTO MILITAR BRASILEIRO

  • José Adalberto Mourão Dantas Professor Titular da UNIFAMMA.

Resumen

O artigo mostra como o pensamento militar brasileiro vai, aos poucos, assumindo um caráter desenvolvimentista, na busca de um projeto nacional para o país, entre 1922 e 1937. Os militares revoltosos dos anos de 1920 não possuíam um projeto para o Brasil. Suas revoltas objetivaram, num primeiro momento, resgatar a dignidade das Forças Armadas que, segundo eles, havia sido ultrajada pelo governo. Porém, foi o processo revolucionário destes anos que permitiu que os tenentes começassem a pensar num projeto para Brasil. Tal projeto, porém, só tomou forma com o Estado Novo, em 1937. A partir desta data, o desenvolvimento econômico do país passou a ter um projeto oriundo do pensamento militar brasileiro, e que, mediante ações práticas, acelerou o crescimento do Brasil. Era o momento de uma nova ordem a qual exigia a presença do Estado com suas diversas manifestações.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

José Adalberto Mourão Dantas, Professor Titular da UNIFAMMA.
Doutor em História Econômica pela USP. Professor Associado Aposentado da Universidade Estadual de Maringá. Atual professor titular da UNIFAMMA.
Publicado
2016-04-15
Cómo citar
Dantas, J. A. M. (2016). A PROBLEMÁTICA DO DESENVOLVIMENTO NO PENSAMENTO MILITAR BRASILEIRO. A Economia Em Revista - AERE, 21(1), 22-36. https://doi.org/10.4025/aere.v21i1.14934
Sección
Artigos