A PROBLEMÁTICA DO DESENVOLVIMENTO NO PENSAMENTO MILITAR BRASILEIRO

  • José Adalberto Mourão Dantas Professor Titular da UNIFAMMA.
Palavras-chave: Pensamento militar, Desenvolvimento econômico, Estado Novo.

Resumo

O artigo mostra como o pensamento militar brasileiro vai, aos poucos, assumindo um caráter desenvolvimentista, na busca de um projeto nacional para o país, entre 1922 e 1937. Os militares revoltosos dos anos de 1920 não possuíam um projeto para o Brasil. Suas revoltas objetivaram, num primeiro momento, resgatar a dignidade das Forças Armadas que, segundo eles, havia sido ultrajada pelo governo. Porém, foi o processo revolucionário destes anos que permitiu que os tenentes começassem a pensar num projeto para Brasil. Tal projeto, porém, só tomou forma com o Estado Novo, em 1937. A partir desta data, o desenvolvimento econômico do país passou a ter um projeto oriundo do pensamento militar brasileiro, e que, mediante ações práticas, acelerou o crescimento do Brasil. Era o momento de uma nova ordem a qual exigia a presença do Estado com suas diversas manifestações.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Adalberto Mourão Dantas, Professor Titular da UNIFAMMA.
Doutor em História Econômica pela USP. Professor Associado Aposentado da Universidade Estadual de Maringá. Atual professor titular da UNIFAMMA.
Publicado
2016-04-15
Como Citar
Dantas, J. A. M. (2016). A PROBLEMÁTICA DO DESENVOLVIMENTO NO PENSAMENTO MILITAR BRASILEIRO. A Economia Em Revista - AERE, 21(1), 22-36. https://doi.org/10.4025/aere.v21i1.14934
Seção
Artigos