GASTOS EDUCACIONAIS E DESEMPENHO ESCOLAR: EVIDÊNCIAS A PARTIR DO IDEB-2015 EM MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL

  • PAULO PANASSOL UFRGS-PPGE-DOUTORADO

Resumen

Este estudo visa testar empiricamente se os gastos públicos de municípios gaúchos nos anos finais do ensino fundamental impactam a qualidade educacional, medida em termos de desempenho em testes padronizados, no caso o Ideb-2015. A partir dos referenciais teóricos da eficácia escolar e da economia da educação, nas estimações foram adicionadas variáveis relacionadas aos alunos e ao seu nível socioeconômico, ao valor agregado pelas escolas ao longo do tempo, além de outros construtos relacionados ao contexto escolar, a exemplo da experiência de diretores e de professores, como sendo termos que podem influenciar a qualidade da educação. Os resultados corroboram as distintas conclusões existentes na literatura consultada, pois dependendo da variável de controle ou da forma funcional utilizada, os gastos podem apresentar relação positiva ou não com o desempenho escolar, embora não tenham apresentado
significância estatística.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEPa. Resumo técnico. Resultados do índice de desenvolvimento da educação básica 2005-2015.
________ - INEPb. Saeb (Aneb/Prova Brasil), 2015.
BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco. (Org.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
CADAVAL, Audrei Fernandes. Qualidade da educação fundamental e sua relação com o crescimento econômico. 2010. Tese (Doutorado em Economia) – Programa de Pós-Graduação em Economia, Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
CARD, David; KRUEGER, Alan. Does school quality matter? Returns to education and the characteristics of public schools in the United States. The Journal of Political Economy, Chicago, v. 100, n. 1, p. 1-40, Feb. 1992.
COLEMAN, James Samuel. (et al). Equality of educational opportunity. Washington: Office of Education/US Department of Health, Education, and Welfare, 1966.
DEWEY, James; HUSTED, Thomas; KENNY, Lawrence. The ineffectiveness of school inputs: a product of misspecification? Economics of Education Review, Princeton, n. 19, p. 27-45, 2000.
DOMICIANO, Frânio Lacerda; ALMEIDA, Aléssio Tony Cavalcanti. Gastos públicos municipais e os resultados do Ideb: evidências para os municípios paraibanos. Revista Economia e Desenvolvimento, João Pessoa, v. 14, n. 1, p. 44-64, 2015.
FARIA, Ernesto Martins; GUIMARÃES, Raquel Rangel Meireles. Excelência com equidade: fatores escolares para o sucesso educacional em circunstâncias desfavoráveis. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 26, n. 61, p. 192-215, jan./abr. 2015.
FERNANDES, Reynaldo. A universalização da avaliação e a criação do Ideb: pressupostos e perspectivas. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 96, p. 99-111, 2016.
FRANCO, Creso; BROOKE, Nigel; ALVES, Fátima. Estudo longitudinal sobre qualidade e equidade no ensino fundamental brasileiro: GERES 2005. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas Educacionais, Rio de Janeiro, v. 16, n. 61, p. 625-638, out./dez. 2008.
FURTADO, Celso. A superação do subdesenvolvimento. Economia e Sociedade. UNICAMP, v. 3 n. 1, p. 37-42, 1994.
GRAMANI, Maria Cristina. A desigualdade socioeconômica afeta mais municípios menos favorecidos? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 164, p. 470-494, abr./jun. 2017.
HANUSHEK, Eric. The economics of schooling: production and efficiency in public schools. Journal of Economic Literature, Pittsburgh, v. 24, p. 1141-1177, Sept. 1986.
________. Assessing the effects of school resources on student performance: an update. Educational Evaluation and Policy Analysis. v. 19, n. 2, p. 141-164, Summer 1997.
________. Publicly provided education. Handbook of public economics. Cambridge, MA: National Bureau of Economic Research, 2002. (Working paper, 8799).
________. Alternative school policies and the benefits of general cognitive skills. Economics of Education Review, Princeton, n. 25, p. 447-462, 2006.
HANUSHEK, Eric; LUQUE, Javier. Efficiency and equity in schools around the world. Economics of Education Review, Princeton, v. 22, p. 481-502, 2003.
HEDGES, Larry; LAINE, Richard; GREENWALD, Rob. Does money matter? A meta-analysis of studies effects of differential school inputs on student outcome. Educational Researcher,
v. 23, n. 3, p. 5-14, 1994.
KARINO, Camila; LAROS, Jacob. Estudos brasileiros sobre eficácia escolar: uma revisão de literatura. Revista Examen, Brasília, v. 1, n. 1, p. 72-94, jul./dez. 2017.
KROTH, Darlan; GONÇALVES, Flávio. O impacto dos gastos públicos municipais sobre a qualidade da educação: uma análise de variáveis instrumentais entre 2007 e 2011. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 42., 2014, Natal. Anais eletrônicos ... Natal: ANPEC, 2014. Disponível em: .
Acesso em: 10 jan. 2018.
MENEZES-FILHO, Naércio. Os determinantes do desempenho escolar do Brasil. São Paulo: Instituto Futuro Brasil/IBMEC e FEA/USP, 2007.
MENEZES-FILHO, Naércio; AMARAL, Luiz Felipe Leite. A relação entre gastos educacionais e desempenho escolar. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 36., 2008, Salvador. Anais eletrônicos ... Salvador: ANPEC, 2008. Disponível em: .
Acesso em: 26 jan. 2018.
MORTIMORE, Peter (et al). A importância da escola: a necessidade de se considerar as características do alunado. In: BROOKE, Nigel; SOARES, José Franciso. (Org.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: UFMG, 2008. p. 187-215.
PANASSOL, Paulo Eduardo. Gastos Educacionais e Desempenho Escolar em Municípios do Rio Grande do Sul. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) - Programa de Pós-Graduação em Economia, Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO - PNUDa. Human Development Report 2016. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2018.
________ - PNUDb. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013. Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2018.
RIO GRANDE DO SUL. TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO – TCE-RS. Dados abertos – 2012 a 2015. Disponível em http://www1.tce.rs.gov.br/portal/page/portal/tcers/inicial.
Acesso em 11 fev. 2018.
SANTOS, Bruno Ramos. Modelos de regressão quantílica. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Programa de Estatística, Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
SOARES, José Franciso; XAVIER, Flávia Pereira. Pressupostos educacionais e estatísticos do Ideb. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 124, p. 903-923, jul./set. 2013.
VERNIER, Laura Desirée Silva; BAGOLIN, Izete Pengo; JACINTO, Paulo Andrade. Fatores que influenciam o desempenho escolar no Estado do Rio Grande do Sul: uma análise com regressões quantílicas. Análise Econômica, Porto Alegre, ano 33, n. 64,
p. 143-170, set. 2015.
WALTENBERG, Fábio Domingues. Teorias econômicas de oferta de educação: evolução histórica, estado atual e perspectivas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 117-136, jan./abr. 2006.
WINK JUNIOR, Marcos Vinicio. Ensaios em economia da cultura e da educação. 2014. Tese (Doutorado em Economia) – Programa de Pós-Graduação em Economia, Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
WOOLDRIDGE, Jeffrey. Introdução à econometria: uma abordagem moderna. 2ª. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
Publicado
2020-11-11
Cómo citar
PANASSOL, P. (2020). GASTOS EDUCACIONAIS E DESEMPENHO ESCOLAR: EVIDÊNCIAS A PARTIR DO IDEB-2015 EM MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL. A Economia Em Revista - AERE, 28(1), 66-77. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EconRev/article/view/53611