<b>Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos, docentes e perfil do discente não contador</b> - doi: 10.4025/enfoque.v29i2.10950

  • Márcia Bianchi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Simone Leticia Raimundini UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nálbia de Araújo Santos UFV – Universidade Federal de Viçosa
  • Luiz Paulo Lopes Fávero USP
  • Paulo Schmidt UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Ensino, Contabilidade, Cursos de Graduação, Docente, Discente

Resumo

O ensino da contabilidade para os cursos de Administração e Economia tem a finalidade deproporcionar conhecimento e compreensão das informações contábeis. Neste contexto, essa pesquisatem como objeto analisar a disciplina de Contabilidade Introdutória (CI) associando as categoriasinstituições, cursos, docentes e perfil discente, utilizando a Análise de Correspondência. A pesquisade campo, do tipo survey, classificada como quantitativa-qualitativa, descritiva e exploratória foirealizada entre os discentes matriculados, no primeiro semestre de 2008, na disciplina de CI doscursos de graduação em Administração e Economia das Universidades Federais, do Estado do RioGrande do Sul. Os resultados indicam que há indícios da existência de uma relação entre ascategorias e algumas variáveis estudadas; há instituições com homogeneidade e heterogeneidade dediscentes nas turmas; a maioria dos discentes da UFRGS e UFSM cursaram todo o ensino médio emescola particular; os discentes da UFPEL e FURG cursaram em escola pública e a maioria dosdiscentes está cumprindo a grade curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Bianchi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://lattes.cnpq.br/0461322489692161
Simone Leticia Raimundini, UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Administração e Doutoranda em Administração.
Nálbia de Araújo Santos, UFV – Universidade Federal de Viçosa
Mestre em Controladoria e Contabilidade Doutoranda em Controladoria e Contabilidade.
Luiz Paulo Lopes Fávero, USP
Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
Paulo Schmidt, UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Publicado
2010-11-05
Como Citar
Bianchi, M., Raimundini, S. L., Santos, N. de A., Fávero, L. P. L., & Schmidt, P. (2010). <b>Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos, docentes e perfil do discente não contador</b&gt; - doi: 10.4025/enfoque.v29i2.10950. Enfoque: Reflexão Contábil, 29(2), 64-82. https://doi.org/10.4025/enfoque.v29i2.10950
Seção
Artigos Originais