<b>Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos, docentes e perfil do discente não contador</b> - doi: 10.4025/enfoque.v29i2.10950

  • Márcia Bianchi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Simone Leticia Raimundini UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nálbia de Araújo Santos UFV – Universidade Federal de Viçosa
  • Luiz Paulo Lopes Fávero USP
  • Paulo Schmidt UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Résumé

O ensino da contabilidade para os cursos de Administração e Economia tem a finalidade deproporcionar conhecimento e compreensão das informações contábeis. Neste contexto, essa pesquisatem como objeto analisar a disciplina de Contabilidade Introdutória (CI) associando as categoriasinstituições, cursos, docentes e perfil discente, utilizando a Análise de Correspondência. A pesquisade campo, do tipo survey, classificada como quantitativa-qualitativa, descritiva e exploratória foirealizada entre os discentes matriculados, no primeiro semestre de 2008, na disciplina de CI doscursos de graduação em Administração e Economia das Universidades Federais, do Estado do RioGrande do Sul. Os resultados indicam que há indícios da existência de uma relação entre ascategorias e algumas variáveis estudadas; há instituições com homogeneidade e heterogeneidade dediscentes nas turmas; a maioria dos discentes da UFRGS e UFSM cursaram todo o ensino médio emescola particular; os discentes da UFPEL e FURG cursaram em escola pública e a maioria dosdiscentes está cumprindo a grade curricular.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Márcia Bianchi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://lattes.cnpq.br/0461322489692161
Simone Leticia Raimundini, UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Administração e Doutoranda em Administração.
Nálbia de Araújo Santos, UFV – Universidade Federal de Viçosa
Mestre em Controladoria e Contabilidade Doutoranda em Controladoria e Contabilidade.
Luiz Paulo Lopes Fávero, USP
Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
Paulo Schmidt, UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Publiée
2010-11-05
Comment citer
Bianchi, M., Raimundini, S. L., Santos, N. de A., Fávero, L. P. L., & Schmidt, P. (2010). <b>Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos, docentes e perfil do discente não contador</b&gt; - doi: 10.4025/enfoque.v29i2.10950. Enfoque: Reflexão Contábil, 29(2), 64-82. https://doi.org/10.4025/enfoque.v29i2.10950
Rubrique
Artigos Originais