<b>Impacto da contabilização do leasing operacional no balanço patrimonial: o caso das Cias. aéreas brasileiras TAM e GOL</b> - doi: 10.4025/enfoque.v30i1.13178

  • Glauber de Castro Barbosa Universidade de Brasília (UnB)
  • Fabrício de Oliveira Barros Universidade de Brasília (UnB)
  • Jorge Katsumi Niyama Universidade de Brasília (UnB)
  • Ludmila de Melo Souza Universidade de Brasília (UnB)
Palavras-chave: Leasing Operacional, Leasing Financeiro, IASB, FASB

Resumo

As operações de leasing são utilizadas pelas empresas como uma forma alternativa de capitalização. Atualmente, esse tipo de operação pode ser classificado em duas modalidades: financeiro e operacional, em que este funciona como um contrato de aluguel e aquele se assemelha a uma compra financiada. Em termos de contabilização, a grande diferença é que o leasing operacional não integra o balanço. O FASB, ciente dessa possível distorção que a não contabilização gera no usuário da informação contábil, reuniu-se com o IASB e discutiram a melhor forma para solucionar o problema. Os dois conselhos decidiram provisoriamente que as arrendatárias devem contabilizar as operações decorrentes de leasing operacional no ativo e no passivo. Portanto, o objetivo do trabalho é verificar o impacto da contabilização do leasing operacional de forma semelhante ao leasing financeiro na estrutura patrimonial das empresas presentes na amostra. Assim, o presente trabalho analisou os Balanços Patrimoniais da TAM e da GOL nos anos de 2007 a 2009, uma vez que as companhias aéreas são grandes usuárias das operações de leasing operacional na “aquisição” de aeronaves. Os balanços foram ajustados com os valores informados nas notas explicativas. Conclui-se que o registro das operações de leasing operacional representou para as empresas analisadas um significativo impacto na estrutura patrimonial e consequentemente nos indicadores financeiros e que a contabilização das operações de leasing operacional dará maior transparência às demonstrações contábeis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauber de Castro Barbosa, Universidade de Brasília (UnB)
Analista em Ciência e Tecnologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília, Pós-graduado em Gestão Pública pelas Faculdades, Projeção, Mestrando do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN.
Fabrício de Oliveira Barros, Universidade de Brasília (UnB)
Auditor de Controle Interno do Governo do Distrito Federal, Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília, Pós-graduado em Finanças pela Universidade Católica de Brasília, Mestrando do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN.
Jorge Katsumi Niyama, Universidade de Brasília (UnB)
Formação e qualificação profissional: Professor titular do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília (UNB) e Professor do Programa multiinstitucional e inter-regional de pós-graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN. Formação e qualificação acadêmica: graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, mestre e doutor em controladoria e contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP).
Ludmila de Melo Souza, Universidade de Brasília (UnB)
Professora Assistente da Universidade de Brasília. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília e Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa multiinstitucional e inter-regional de pós-graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN.
Publicado
2011-08-12
Como Citar
Barbosa, G. de C., Barros, F. de O., Niyama, J. K., & Souza, L. de M. (2011). <b>Impacto da contabilização do leasing operacional no balanço patrimonial: o caso das Cias. aéreas brasileiras TAM e GOL</b&gt; - doi: 10.4025/enfoque.v30i1.13178. Enfoque: Reflexão Contábil, 30(1), 21-34. https://doi.org/10.4025/enfoque.v30i1.13178
Seção
Artigos Originais