<b>Raízes epistemológicas da continuidade em contabilidade</b> - doi: 10.4025/enfoque.v30i3.14206
Resumo
O estudo investiga as raízes epistemológicas do conceito da continuidade (going concern) em contabilidade. Para tanto, foi realizado um ensaio teórico por meio de uma pesquisa bibliográfica, com a interpretação de obras de autores como May (1937), Byrne (1937), Mautz (1965), Sterling (1968), Yu (1971) e Hendriksen e Van Breda (1999) mediante o confronto de seus pontos de vista e críticas buscando o enriquecimento do debate. Foram demonstrados os significados de axioma, postulado e princípio, discorrendo-se sobre o papel desses termos na construção do conhecimento. Também foi discutido o fundamento contábil do conceito da continuidade, onde se identificou que grande parte das obras consultadas utiliza uma abordagem prescritiva para o tratamento do tema, o que não diminuiu a importância do tema. Destacou-se o trabalho de Yu (1971), que teve a preocupação maior de esclarecer a importância de se explicar, cientificamente, a continuidade enquanto fenômeno vivenciado pelas empresas na prática contábil. Constatou-se que, em grande parte, o estabelecimento do postulado e do princípio da continuidade teve como motivação a definição de bases orientadoras para a solução de problemas oriundos da prática contábil. Espera-se que este trabalho motive outros pesquisadores a investigar o tema sob ângulos adicionais, com novas descobertas úteis para profissionais e pesquisadoresDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.